Ibama promete enviar parecer para obras no Parque de Chapada dos Guimarães

Deslizamento de terra no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (Foto: Daniel B. Menezes/Secom-MT)
Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) — Após uma série de deslizamentos de terras, risco de desabamento e interdição parcial, em um trecho conhecido como Portão do Interno, na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) informaram que vão entregar uma manifestação em até 30 sobre o projeto de execução da obra.

O secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia, divulgou um vídeo após reunião com os presidentes do Ibama, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça, e do Instituto Chico Mendes, Mauro Oliveira Pires. Veja abaixo.

“Em no máximo 30 dias nós teremos o licenciamento para dar inícios as obras”, disse Fábio Garcia. O presidente do ICMBio destacou que quer ser parte da solução e vai cumprir o prazo.

PUBLICIDADE

Desde 2023, a rodovia estadual, que passa por um trecho onde há diversas rochas, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, tem registrado deslizamentos de terra. A Defesa Civil e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) chegaram a interditar a região totalmente em períodos de chuvas.

Atualmente, a pista funciona no sistema “pare e siga”, em apenas um lado da pista, e a há a proibição de veículos pesados como caminhões e carretas. Segundo o secretário da Casa Civil e o próprio presidente do ICMBio, em até 30 dias os dois órgãos federais vão emitir uma manifestação sobre o projeto.

O projeto só foi anunciado após uma longa discussão de responsabilização, sobre quem deveria apresentar o projeto e executar uma obra, já que a rodovia estadual está no parque administrado pelo Instituto. O governo estadual apresentou o projeto para solucionar o problema em março deste ano.

Projeto de obras

A Secretaria de Estado de Infraestrutura fez a licitação emergencial e contratou a empresa Lotufo Engenharia para execução da obra. O custo será de R$ 29,5 milhões. O contrato já foi assinado, assim como a ordem de serviço. As obras devem começar em até cinco dias após a autorização dos órgãos ambientais federais.

Projeto de obras no Parque de Chapada dos Guimarães (Secom-MT)

O projeto escolhido pelo governo foi o retaludamento, processo de terraplanagem do morro no Portão do Inferno, que consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra.

Dessa forma, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje na região.

Leia mais: Mato Grosso teve 51 conflitos no campo em 2023, aponta CPT
Editada por Aldizangela Brito
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.