Indígena que se formou como médico na pandemia se lança pré-candidato do PSOL ao Governo do AM

Segundo a sigla, esta será a primeira candidatura de um indígena ao Governo do Amazonas, que surge como uma alternativa para o eleitor (Secom/Governo do Amazonas)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O indígena Israel Tuyuka, médico que adiantou a formatura em Medicina para atuar na linha de frente da pandemia da Covid-19, em 2020, é o escolhido como pré-candidato oficial do PSOL ao Governo do Amazonas. O nome do postulante ao cargo foi aprovado no sábado, 16, de forma unânime, em votação das prévias eleitorais realizada pelo diretório estadual da sigla.

Veja também: Psol reúne com partidos da esquerda para debater cenário eleitoral no Amazonas

Natural do povo Tuyuka, da região do Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), Israel é militante indígena que, além da formação em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem graduação em Filosofia e Matemática, é mestre em Geografia Humana pela USP/SP e mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP.

Israel Tuyuka é pré-candidato do PSOL ao governo amazonense (Reprodução)

Israel Tuyuka também conta com o reconhecimento de diversas lideranças indígenas do Estado, que conhecem toda a sua trajetória de luta em defesa dos povos originários, o que o credencia ainda mais, como um quadro altamente preparado para a tarefa de disputar a governança do Estado, enfrentando as oligarquias políticas que se revezam no poder“, declarou o PSOL Amazonas em nota divulgada nas redes sociais.

PUBLICIDADE

A candidatura de Israel deve ser homologada no início de agosto na Convenção Estadual e Nacional da sigla. De acordo com o partido, esta será a primeira candidatura de um indígena ao Governo do Amazonas, que surge como uma alternativa para o eleitorado.

Conheça o pré-candidato indígena

O pré-candidato ao governo escolhido pelo PSOL Amazonas, Israel Fontes Dutra, foi professor da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM) por 14 anos e chegou a coordenador um projeto de produção de vídeos em línguas indígenas sobre Hanseníase, IST, Tuberculose e Covid-19 quando era estudante do curso de Medicina na UEA.

Em 2020, Israel Tuyuka, como é conhecido, foi um dos 71 novos médicos que colaram grau na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA, em Manaus. O indígena fez parte de uma equipe de profissionais da saúde que pôde antecipar a cerimônia de formatura para poderem atuar nas ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à Covid-19.

O médico chegou a atuar em Unidades de Pronto-Socorro (Upa’s) e em Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s) de Manaus e fez parte da equipe de Resposta Rápida de combate ao coronavírus pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Manaus. Atualmente, Israel trabalha no hospital Delphina Aziz, na capital amazonense.

Senado

Na votação de sábado, 16, o PSOL Amazonas também escolheu a bacharel em Direito e servidora pública do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), há 15 anos, Marília Freire, como pré-candidata do partido ao Senado Federal. A postulante é atuante em causas voltadas à defesa dos direitos humanos, da população LGBTQIAP+, no combate ao racismo e pela erradicação da violência obstétrica no Estado.

Marília Freire foi escolhida como pré-candidata ao Senado pelo PSOL (Reprodução)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.