Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Invasores negociam áreas de floresta que chegam a milhões de reais (Reprodução/BBC News Brasil)

Com informações da Folha de S.Paulo

RONDÔNIA – Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da floresta amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores.

Uma investigação da BBC News Brasil encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da floresta ou áreas recém-desmatadas, que eles não possuem, por valores que chegam à casa dos milhões de reais.

PUBLICIDADE

Há áreas à venda até mesmo dentro de unidades de conservação e de terras indígenas. Segundo a lei, é proibido vender áreas que sejam parte de terras indígenas ou unidades de conservação. São áreas de domínio público que se destinam exclusivamente a populações tradicionais.

Documentário

A investigação deu origem ao documentário “Amazônia à venda: o mercado ilegal de áreas protegidas no Facebook, disponibilizado a partir desta sexta-feira, 26, no canal da BBC News Brasil no YouTube.

O documentário mostra que o mercado ilegal de terras na Amazônia está aquecido com a perspectiva de que o Congresso anistie invasões recentes e permita que invasores obtenham os títulos das áreas.

Atualmente, só áreas públicas desmatadas até 2014 são passíveis de regularização, mas a bancada ruralista e o governo federal articulam um projeto de lei que prorrogaria o prazo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.