Jalapão, Ilha do Bananal e Cantão: confira alguns encantos de Tocantins, o Estado mais novo do País

A serie "Turismo na Amazônia" desta semana destaca as belezas e encantos naturais de Tocantins (Reprodução/Internet)

Eduardo Figueiredo — Da Revista Cenarium

MANAUS — Com apenas 33 anos de criação, Tocantins é o Estado mais novo do Brasil. Mas, apesar de tão pouco tempo de existência, é repleto de cenários naturais com grande potencial turístico. E na série “Turismo na Amazônia” desta semana, a REVISTA CENARIUM destaca as belezas naturais e pontos turísticos tocantinense.

Segundo consta no site oficial da secretaria de Turismo, o Estado atualmente possui uma grande variedade de manifestações culturais e tradições, moldadas principalmente pela fé e pela religiosidade, que sobrevivem e se ressignificam, formando a identidade dos tocantinenses. Dentre eles, ambientes de grande importância socioambiental, como a Ilha do Bananal, o Jalapão, e o Cantão.

PUBLICIDADE

Jalapão

Descrito pela secretaria de Turismo como “um paraíso natural no meio do Brasil”, a região do Jalapão é um lugar de grandes aventuras. Para os amantes de raffiting — esporte que consiste em descer corredeiras com botes infláveis, passando por redemoinhos e ondas — a descida até a Prainha do Rio Novo é opção para quem quer fazer um passeio radical e cheio de emoção.

Na região do Jalapão, o turista também encontra os fervedouros, onde a forte pressão da água faz com que a pessoa não afunde. Outra opção para quem vai visitar a região é a Ponte Alta de Tocantins, onde o turista encontra o Cânion Sussuapara, com águas límpidas e cristalinas que descem por fendas entre os paredões de aproximadamente 12 metros de altura.

Ponte Alta de Tocantins (Reprodução/ Secretaria de Turismo)

Mateiros

Localizada na região Leste do Estado do Tocantins, a cidade de Mateiros, a 310 km da capital, Palmas, é referência na produção do artesanato em capim dourado. É na zona rural do município que está localizado o Povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo onde se originou a produção das peças com esta matéria-prima.

Mateiros, localizado na região do Jalapão (Reprodução/Secretaria de Turismo)

São Félix do Tocantins

O município de São Félix do Tocantins está localizado a 263 km de Palmas. O povoamento do município iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736. Segundo informações da secretaria de Turismo, geograficamente é o mais central do Jalapão, limitando-se ao Norte com o município de Lizarda, ao Sul com Mateiros, a Oeste com Novo Acordo e a Leste com o Estado do Maranhão.

Ilha do Bananal

Conhecido como Paraíso dos povos ancestrais a Ilha do Bananal não é apenas a maior ilha fluvial do mundo. Sua riqueza se traduz na calma dos rios Javaé e Araguaia, que cercam a ilha e propiciam uma grande variedade de peixes, um sonho para os amantes da pesca esportiva.

A variedade das aves é, também, oportunidade para fazer Turismo de Observação de Aves e, durante o passeio, com um pouco de sorte, o turista também poderá registrar jacarés, ariranhas, veados e, quem sabe, uma onça curiosa observando escondida na mata.

Mas, para a secretaria de Turismo de Tocantins, o grande destaque da Ilha do Bananal é a população indígena. O Parque Nacional do Araguaia abriga os povos Karajá e Javaé, que mantém vivas tradições como a Festa do Hetohoky. Vale ressaltar que as bonecas Karajá “Ritxòkò” são patrimônio cultural do Brasil. 

Com autorização da aldeia e da Funai (Fundação Nacional do Índio), é possível visitar uma aldeia, acompanhar festas tradicionais, adquirir o belíssimo artesanato e até ser acompanhado por indígenas em uma boa pescaria.

Ilha da confusão

Na região da Ilha do Bananal, na Lagoa da Confusão há o mais belo espelho d’água de Tocantins: uma grande lagoa rodeada de uma rica vegetação e praias de areias finíssimas. Com duas estações bem definidas, verão e inverno, a Lagoa oferece opções para seu turismo o ano inteiro. 

Mas, segundo a secretaria de Turismo, é na temporada de verão, que esse cenário descortina variadas opções de lazer. É hora da pesca esportiva, dos passeios de barco, esportes náuticos e muito banho.

Ilha da confusão (Divulgação/Secretaria de Turismo)

Cantão

As riquezas naturais, peculiaridades do Cerrado e a exuberância do Pantanal se juntam para formar paisagens cinematográficas na região do Cantão, em Tocantins. O lugar abriga mais de 150 espécies peixes e centenas de aves.

A secretaria de Turismo classifica o lugar como o destino ideal para observação dos pássaros, mamíferos e outros animais presentes na região. O Parque Estadual do Cantão permite ao visitante um encontro quase visceral com a natureza. Seja navegando em botes e caiaques pelas trilhas aquáticas, se aventurando em trilhas terrestres, caminhando em praias desertas ou tomando banho de rio.

Pôr do sol na região do Cantão (Reprodução/Secretaria de Turismo)

Araguacema

Para quem visita a região do Cantão, uma sugestão da secretaria é que conheça também a cidade de Araguacema – uma das mais antigas do Tocantins – que iniciou o povoamento em 1812, com a criação do Presídio de Santa Maria. Outro marco importante da história do município são as ruínas de um antigo frigorífico, implantado em 1943, cuja finalidade era abastecer as Forças Armadas Brasileiras, no final da Segunda Guerra Mundial.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.