Líder da Reserva Extrativista do Médio Juruá é ameaçado de morte por denunciar garimpo ilegal

Manoel Cunha realiza uma série de ações de fiscalização de crimes ambientais e do garimpo ilegal (Reprodução/Freepik)
Da Revista Cenarium*

CARAUARI (AM) – O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) apresentou, nesta sexta-feira, 17, uma Nota Denúncia relatando as ameaças de morte de uma das lideranças do CNS. Manoel Cunha, que atua na Reserva Extrativista (Rsex) do Médio Juruá, vem sofrendo ameaça por denunciar o garimpo ilegal e crimes ambientais no território.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O) emitido pela Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM), a vítima está sendo procurada por homens encapuzados, ainda não identificados, que percorreram a região da Comunidade Manariã, no município de Carauari (distante 789 quilômetros de Manaus). Segundo o documento, os suspeitos estavam em uma embarcação percorrendo casas da comunidade à procura de Manoel.

Ao saber das ameaças, o CNS vem tomando todas as providências cabíveis, junto aos órgãos de proteção, como o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio para que ações sejam tomadas o mais rápido possível.

PUBLICIDADE

“O CNS repudia esses tipos de ameaças proferidas a servidores públicos ou quaisquer outras lideranças, inclusive, do movimento social e, muito menos, que venha de criminosos. Nos colocamos sempre prontos para defender o Estado democrático de direito e o direito à liberdade de qualquer cidadão ou cidadã, essencialmente, inclusive, todas as populações extrativistas”, declarou Dione Torquato, secretário-geral do CNS.

Considerado uma grande liderança extrativista pelo CNS e movimentos de proteção ambiental e social, Manoel Cunha realiza uma série de ações de fiscalização de crimes ambientais e do garimpo ilegal, na região do Médio Juruá. Segundo o boletim de ocorrência, isso, supostamente, vem incomodando os criminosos e gerando as ameaças de morte.

Secretário-geral do CNS, Dione Torquato (Reprodução)
(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.