Lula e presidente da França cumprem agenda em Belém no dia 26

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron (Ricardo Stuckert/PR)
Raisa Araújo – Da Revista Cenarium

BELÉM – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fará uma visita a Belém no próximo dia 26 para receber Emmanuel Macron, presidente da França, em discussões sobre a região amazônica. Esta visita marca a primeira vez que Macron visita oficialmente o Brasil e a primeira vez, em uma década, que um presidente francês é recebido no país, desde a visita de François Hollande em 2013, durante o mandato de Dilma Rousseff.

O primeiro compromisso em Belém está relacionado ao fato de que a cidade será a sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em 2025. A França apoiou a proposta de Lula para sediar o evento em uma área da Amazônia.

Em seguida, na quarta-feira, 27, Macron e o presidente brasileiro irão para Itaguaí (RJ), onde está localizado um importante complexo naval e onde submarinos de origem francesa estão sendo construídos.

PUBLICIDADE

Na quinta-feira, 28, emendando o feriado de Páscoa, Lula receberá Macron no Palácio do Planalto e no Itamaraty para eventos formais. Inicialmente previsto para ocorrer no Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência da República, o local do encontro foi alterado.

Macron, antes de sua chegada ao Brasil na terça-feira, passará pela Guiana Francesa. Durante sua estadia, está previsto que ele visite uma unidade de conservação no Pará e uma comunidade ribeirinha em Belém, capital do Pará, que será sede da COP 30 em 2025.

Leia mais: Emmanuel Macron afirma que irá repassar cerca de R$ 2,68 bi para preservação da Amazônia
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.