Lula sobre Amazonino: ‘Tive muito orgulho de ter tido apoio dele nas eleições de 2022’

'Amazonino se dedicou a uma vida pública até o fim', afirmou o presidente Lula (PT) (Thiago Alencar/CENARIUM)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade aos amigos, familiares e admiradores pela morte do ex-governador Amazonino Mendes neste domingo, 12, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político, que combatia um quadro de pneumonia, foi citado por Lula em publicações no Twitter onde destacou a visão de gestão do líder e a gratidão pelo apoio recebido durante o segundo turno do pleito de 2022.

“Tenho orgulho e fiquei muito agradecido quando recebi seu apoio no segundo turno de 2022, em vídeo onde defendia uma visão moderna de desenvolvimento para a Região Norte do Brasil”. O presidente afirmou, ainda, que “Amazonino se dedicou a uma vida pública até o fim. Com merecimento, seu nome seguirá sendo sinônimo do Estado que governou e amou”, postou Lula.

Presidente Lula se manifesta nas redes sociais sobre a morte de Amazonino Mendes (Reprodução/Redes Sociais)

Lula também atentou para o trajeto e vocação política de Amazonino. “(…) tinha gosto e vocação política, governando o Estado do Amazonas quatro vezes, representando-o no Senado, e sendo também prefeito três vezes de Manaus”, ressaltou o presidente Lula.

PUBLICIDADE

Gratidão

No dia 8 de outubro, o presidente Lula respostou, no Twitter, um vídeo de Amazonino onde ele falou sobre a saída das eleições na qual disputava cargo para governador do Estado. Na ocasião, Mendes declarou voto em Lula durante o segundo turno das eleições.

“(…) Com entusiasmo cívico, aplaudo a candidatura do presidente Lula para ajudar nossa sofrida Amazônia”, disse Amazonino à época.

Lula agradece apoio de Amazonino (Reprodução/Redes Sociais)

Em seguida, na conta oficial do Twitter, o então candidato de esquerda fez questão de agradecer o apoio e a adesão à sua candidatura. “Agradeço o apoio e voto do ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes. Vamos recuperar nossa Amazônia e cuidar do povo que vive na região”.

Complicações de saúde

Amazonino Mendes, 83 anos, morreu na manhã deste domingo, 12, após ficar pouco mais de um mês internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político combatia um quadro de pneumonia. Em novembro de 2022, foi internado por conta de uma crise de diverticulite acompanhada de problemas relacionados à pneumonia.

Na ocasião, foi levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, após melhora, foi transferido para um quarto e teve alta dia 6 de dezembro. No mesmo mês, Mendes apresentou, novamente, problemas respiratórios e, no dia 25 de dezembro, voltou a ser internado em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, onde o quadro de pneumonia agravou recentemente. O ex-governador também lutava contra a diabetes.

Mendes foi um notório e influente político no Estado, onde cumpriu quatro mandatos como chefe do Executivo estadual, três vezes prefeito de Manaus e eleito senador uma vez. Amazonino deixa um legado histórico na política amazonense.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.