8 de março de 2021

Com informações da Folhapress

SÃO PAULO – O Brasil já aplicou 3.531.334 primeiras doses e 20.277 segundas doses até o momento. Neste sábado, 6, foram aplicadas 166.590 primeiras doses e 18.315 segundas. O consórcio de veículos de imprensa, formado pela Folha de S. Paulo, UOL. O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1, atualizou informações repassadas sobre a vacinação contra a Covid-19 por 23 estados, além do Distrito Federal.

Por enquanto, as vacinas disponíveis no Brasil são a Coronavac, vacina do Butantan, em parceria com a farmacêutica Sinovac, e o imunizante da Fiocruz, desenvolvido pela parceria entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca. O total representa 2,19% da população acima de 18 anos no Brasil.

O consórcio foi formado em junho de 2020 em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de Covid-19. Os veículos decidiram, então, formar uma parceria e trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.

Butantan

Neste sábado, 6, o Instituto Butantan anunciou que começou a produzir 8,6 milhões de novas doses da vacina Coronavac contra a Covid-19, a partir dos insumos que chegaram da China na noite de quarta-feira, 3, ao Estado de São Paulo.

Veja mais: Instituto Butantan começa produção de mais de 8 milhões de novas doses da Coronavac

Conforme o instituto, os 5.400 litros da matéria-prima Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) passarão por envase, rotulagem, embalagem e rigoroso processo de inspeção para controle da qualidade das ampolas. A previsão do Butantan da liberação das novas doses do imunizante para os brasileiros é a partir de 23 de fevereiro