Manaus sedia 4ª edição do ‘Proteja Talks’; projeto promove conhecimento entre povos tradicionais e sociedade

Na imagem contém da esquerda para direita, uma mulher quilombola, uma indígena e uma trabalhadora ribeirinha. (Mateus Moura / CENARIUM)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Na próxima semana, o Amazonas recebe a 4ª edição do Proteja Talks, dez histórias de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia e de seus esforços para monitoramento territorial, social e econômico. O encontro busca ampliar o alcance das vozes indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais e ativistas que atuam no combate à crise climática, diretamente do chão da maior floresta tropical do mundo.

A coordenadora executiva do Proteja, pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Sylvia Mitraud explicou que a iniciativa Proteja, promove o diálogo e conhecimento mútuo entre populações em áreas protegidas e outros segmentos populacionais do Brasil.

O Proteja Talks é uma celebração. Anualmente, o evento congrega pessoas com experiências notáveis e diversas sobre um tema atual para compartilhar com o público de forma mais lúdica, num encontro de celebração.

PUBLICIDADE

“As populações indígenas e tradicionais em áreas protegidas têm sido alvo de enormes pressões contra seus territórios, suas culturas, seus modos de vida. Os parceiros Proteja entenderam que este ano era importante mostrar com as experiências notáveis de 10 pessoas como povos indígenas e comunidades tradicionais trabalham para avançar seu bem estar, saúde, cultura, proteger suas florestas e rios”, destacou.

Proteja Talks  

O Proteja Talks é um dos produtos do Portal Proteja, que é, além de uma biblioteca digital sobre áreas protegidas do Brasil, uma iniciativa que conta com 16 instituições parceiras. O Proteja Talks é um evento inspirado no modelo TED Talks, que contempla conteúdo sobre áreas protegidas no Brasil e que acontece todo ano desde 2019.

A quarta edição será realizada presencialmente em Manaus, Amazonas, no dia 29 de novembro de 2022, com o foco na região amazônica e trazendo histórias de indígenas e comunitários tradicionais sobre suas práticas de monitoramento de seus territórios. As palestras também serão transmitidas virtualmente ao público, por meio do YouTube do Portal Proteja, e posteriormente serão editadas e postadas no portal como parte da série Proteja Talks.

O evento é financiado pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Participam da organização a COIAB, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Imazon, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Associação Kanindé, The Nature Conservation (TNC Brasil), Wildlife Conservation Society (WCS Brasil) e WWF Brasil.

O evento é financiado pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) (Ricardo Oliveira/AGÊNCIA AMAZÔNIA)

Convidados

Entre os palestrantes estão Toya Manchineri, coordenador geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB); Daiana Figueiredo, quilombola presidente da Cooperativa Mista dos Povos e Comunidades Tradicionais da Calha Norte (Coopaflora); Nirda Oliveira, quilombola da comunidade do Chumbo, na Amazônia matogrossense; Viceli Costa, presidente da Associação de Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro; e Roselma Corrêa, da Comunidade de Pedrinhas, no Maranhão, presidente da Associação Clube de Mães Trabalhadoras Rurais Quilombolas Lar de Maria.

Também vão falar Beka Munduruku, jovem do povo Munduruku, do Pará; Odila Godinho, presidente fundadora da Turiarte Amazônia (PA), cooperativa de turismo e artesanato da floresta; Sediel Ambrósio, do povo Baré, coordenador do Projeto Saúde na escola Pública de Saúde em Manaus; Jackiel Cássio, da Comunidade Serra do Navio, no Amapá, e guarda florestal do Bio Parque da Amazônia; e Luan Suruí, da aldeia Lapetanha, membro da Cooperativa de Produção e Extrativismo Sustentável Garah-Itxa.

O evento será apresentado pelos influenciadores digitais e ativistas indígenas Samela Sateré-Mawé, do Amazonas, e Kauri Waiãpi, do Amapá.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.