Manaus tem previsão de chuvas nesta semana: fenômeno pode aliviar cortina de fumaça

Os meses de outubro e novembro marcam a transição da seca para o inverno amazônico (Foto: Freepik)
Yana Lima – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS – A população de Manaus enfrenta uma situação angustiante devido à intensa cortina de fumaça que cobre a cidade nas últimas semanas, resultante das queimadas e da estiagem que afetam a região. Os moradores da capital amazonense anseiam por chuvas que possam amenizar os efeitos nocivos desta condição climática. A boa notícia é que, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pancadas de chuva podem ser registradas a partir da tarde desta terça-feira, 31.

Cerca de três semanas atrás, Manaus registrou pancadas de chuva que, embora não tenham sido suficientes para elevar o nível do Rio Negro, ajudaram a reduzir os focos de calor e a cortina de fumaça. No entanto, na última quinta-feira, 26, a fumaça retornou.

Previsão de chuvas para os próximos dias (Dados: Inmet / Montagem: Yana Lima)

Segundo o meteorologista Renato Senna, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o período chuvoso na região costuma ocorrer em dezembro, com outubro e novembro sendo considerados meses de transição entre a estação seca e a chuvosa.

PUBLICIDADE

“Durante esses meses de transição, as chuvas tendem a se manifestar na forma de pancadas fortes em curtos períodos, por vezes acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Nestes meses são mais frequentes as chuvas em forma de pancadas fortes em curto período, por vezes com trovoadas e rajadas de vento”, explica.

Origem da fumaça

Segundo informações da Prefeitura de Manaus, a fumaça que encobre a capital amazonense nos últimos dias tem origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM). Esses dados foram levantados pelo programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Qualidade do ar é considerada insalubre pelo instituto Qualidade do Ar Worldwide (Fonte: Real-time Air Quality Index (AQI))

Dados recentes apontam que foram registrados 243 focos de queimadas em todo o Estado do Amazonas. Dentre os municípios da RMM, Presidente Figueiredo (17), Autazes (14), Careiro da Várzea (13), Careiro (12), Itacoatiara (10) e Rio Preto da Eva (2) foram os que mais tiveram registros de queimadas. Essas informações são baseadas nos dados coletados nos dias 29 e 30 de outubro, até as 17h30.

Segundo a Prefeitura, desde 27 de outubro, Manaus não registra foco de queimada, de acordo com dados do Inpe.

Previsão de chuvas
Registro de chuvas na Amazônia. (Divulgação)

A previsão do tempo para os próximos dias indica a possibilidade de chuvas e temperaturas altas, com pequenas variações. Os dados são do Inmet.

Terça-Feira, 31 de outubro de 2023.

  • Temperatura Mínima: 28°C (Estável)
  • Temperatura Máxima: 38°C (Estável)
  • Umidade Máxima: 80%
  • Umidade Mínima: 40%

Manhã: O dia começa com muitas nuvens. O vento sopra do nordeste para o leste com intensidade fraca.

Tarde: À tarde, a previsão indica muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O vento muda ligeiramente sua direção, soprando do leste para o nordeste, também com intensidade fraca.

Noite: A noite continua com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O vento vira para o leste-sudeste, mantendo-se fraco.

Quarta-Feira, 1º de novembro de 2023

  • Temperatura Mínima: 28°C (Estável)
  • Temperatura Máxima: 38°C (Estável)
  • Umidade Máxima: 80%
  • Umidade Mínima: 45%


Manhã:
A quarta-feira traz muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. O vento mantém sua direção do leste para o nordeste, com intensidade fraca.

Tarde: Durante a tarde, o céu permanece nublado, com vento fraco soprando do nordeste para o leste.

Noite: A noite promete ser clara, com vento fraco que mantém sua direção do nordeste para o norte.

Quinta-Feira, 2 de novembro de 2023.

  • Temperatura Mínima: 27°C (Estável)
  • Temperatura Máxima: 37°C (Estável)
  • Umidade Máxima: 90%
  • Umidade Mínima: 40%

Manhã: Muitas nuvens cobrem o céu, com possibilidade de chuva isolada. O vento sopra do nordeste, mantendo-se fraco.

Sexta-Feira, 3 de novembro de 2023

  • Temperatura Mínima: 27°C (Estável)
  • Temperatura Máxima: 37°C (Estável)
  • Umidade Máxima: 90%
  • Umidade Mínima: 40%

Manhã: A previsão indica muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. O vento sopra do nordeste, mantendo-se fraco.

Sábado, 4 de novembro de 2023

  • Temperatura Mínima: 26°C (Estável)
  • Temperatura Máxima: 36°C (Ligeiro Declínio)
  • Umidade Máxima: 90%
  • Umidade Mínima: 40%

Dia todo: O sábado será encoberto com chuvisco. A temperatura máxima começa a apresentar um ligeiro declínio. O vento sopra do oeste-sudoeste, mantendo-se fraco.

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.