Qualidade do ar em Manaus é considerada ‘perigosa’, aponta índice global

Fumaça em Manaus. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium Amazônia)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – A qualidade do ar em Manaus nesta quarta-feira, 11, é considerada “perigosa”, de acordo com a plataforma Aiqcn, um índice de medição global. Até a última atualização, a capital amazonense (valor 505) estava atrás apenas da cidade de Leiret, na Noruega (valor 999).

A fumaça voltou a ser sentida com mais intensidade na noite dessa terça-feira, 10. Nas redes sociais, há relatos do forte cheiro de queimado e da sensação de sufocamento. Nestes níveis, de acordo com a plataforma global, há um alerta de que todos podem experimentar efeitos mais graves para a saúde.

Qualidade do ar em Manaus. (Reprodução/Aiqcn)
Qualidade do ar na Noruega. (Reprodução/Aiqcn)

Quanto às regiões da capital amazonense, a Zona Sul apresentou o pior índice (500). Em seguida está a Zona Leste (416). O pneumologista David Luniere aponta quais sintomas podem surgir a partir das fumaças.

PUBLICIDADE

“Esses dois fatos, ar seco e poluentes no ar, fazem com que ocorra uma irritação da mucosa respiratória das pessoas, fazendo com que elas apresentem alguns sintomas, como tosse, dor ou desconforto torácico, queixa de sensação de falta de ar, percepção de chiado no peito, irritação na garganta, com presença de pigarro e rouquidão. Os olhos também não são poupados, podendo apresentar lacrimejamento, irritação no globo ocular, com vermelhidão e coceira”, explica.

(*) Mais informações em instantes

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.