Marilene Corrêa e Robério Braga lançam livro sobre oligarquias políticas no Amazonas

No centro da imagem, a professora Marilene Corrêa e o ex-secretário de Cultura do Estado do Amazonas Robério Braga (Divulgação/Koynov)
Karina Pinheiro- Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O livro “Oligarquias políticas no Amazonas e outros estudos”, dos autores Marilene Corrêa e Robério Braga, foi lançado na manhã deste sábado, 11, na sede da Academia Amazonense de Letras (AAL), localizada na rua Ramos Ferreira, centro de Manaus.

“Na condição de conferencista, eu e Robério organizamos um pequeno roteiro de como explorar essa origem, uma vez que se tratava de lideranças católicas que estavam fazendo um curso. Então, foi assim que começou a ideia de estudar as oligarquias no Amazonas, que foi se ampliando em torno do material exclusivo e original de Robério Braga”, afirmou a autora Marilene Corrêa.

A obra retrata o estudo das oligarquias políticas no Amazonas, que surgiu a partir de um seminário apresentado no Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas, como uma demanda da Faculdade Católica do Amazonas, em parceria com o futuro bispo-auxiliar Joaquim Hudson de Souza e o historiador Robério Braga.

PUBLICIDADE
A professora da Ufam Marilene Corrêa (Karina Pinheiro/Revista Cenarium Amazônia)

O autor Robério Braga pontuou que a obra é resultado do estudo da Ciência Política do Amazonas. “Eu examinei as oligarquias mais contundentes da história do Amazonas. Escolhi três exemplos muito característicos: família Moreira, família Nery e a família Monteiro. Em situações e cenários históricos diferentes”, afirmou o historiador.

A obra foi contemplada sendo uma das edições a serem publicadas, anualmente, pela AAL, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de emenda parlamentar do secretário Serafim Corrêa.

“A Academia tem a tradição de publicar duas obras todo ano, para cada escritor, e a emenda parlamentar do Serafim Corrêa permitiu que a gente fizesse isso, nesse momento muito especial. Então, é sempre muito gratificante”, explicou.

Conceito

O livro relata as perspectivas sociológicas e históricas por meio dos autores. A primeira aborda uma análise a respeito dos aspectos teóricos da criação das oligarquias e suas composições.

O conceito de oligarquia é uma forma de governo controlada por um pequeno grupo de pessoas que apresentam algum tipo de conexão. No caso da obra, delimitada em três grandes famílias importantes da política amazonense.

A obra desenvolvida pelos autores (Karina Pinheiro/Revista Cenarium Amazônia)
Marilene Corrêa

Marilene Corrêa é professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/Ufam), e uma das três secretárias eleitas para a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A professora é natural do município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus), tem formação em Serviço Social pela Ufam no ano de 1975 e possui mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997), além de pós-doutoramento na Université de Caen e na Unesco (2001-2002).

Atualmente, a pesquisadora é membro da Academia Amazonense de Letras desde o ano de 2011 e secretária-geral da AAL até o ano de 2023.

O ex-secretário de Cultura do Estado do Amazonas Robério Braga (Divulgação/Koynov)
Robério Braga

Robério dos Santos Pereira Braga é ex-secretário de Estado da Cultura, atuando no setor por mais de 20 anos. Robério é pesquisador na área de História do Amazonas e do Patrimônio e chegou a ser presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.

O historiador possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é especialista em Direito Agrário pela mesma instituição desde 1976 e possui mestrado em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente, Robério é presidente da Academia Amazonense de Letras.

Autores e convidados durante o lançamento da obra ‘Oligarquias políticas no Amazonas e outros estudos‘ (Karina Pinheiro/Revista Cenarium Amazônia)
Leia mais: Professora da Ufam, Marilene Corrêa é eleita membro da SBPC
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.