Mato Grosso tem apenas 15% do público-alvo vacinado contra gripe

Vacinação está em baixo nível em Mato Grosso (Luiz Alves/Secom-Cuiabá)
Davi Vittorazzi – Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) – A vacinação contra a gripe do público-alvo em Mato Grosso chegou a apenas 15%, de acordo com dados do Ministério da Saúde atualizados até segunda-feira, 22. A cobertura vacinal do estado é a quarta mais baixa do País.

Pessoas idosas, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, crianças de 6 meses a menos de 6 anos e professores das escolas públicas, além de pessoas com deficiências e indígenas são dos grupos considerados prioritários.

Até o momento, das 1.283.407 pessoas que estão no público-alvo, apenas 179.603 receberam a vacina. Os municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande foram os que mais aplicaram o imunizante.

PUBLICIDADE
Idosos estão em grupos prioritários (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A campanha do Ministério da Saúde começou oficialmente no dia 25 de março e atende Estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Cenário nacional

Em todo País, a população alvo é de 75.811.681 e foram aplicadas 14.535.502 doses. O percentual de cobertura vacinal dos grupos prioritários é 22,05%.

Os Estados com melhor cobertura vacinal são: Rio Grande do Sul (30,12%), Paraíba (26,83%) e Santa Catarina (26,66%). Os piores índices são do Distrito Federal (13,8%), Mato Grosso do Sul (14,2%), Bahia (14,94%) e Mato Grosso (15%).

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a influenza ocorre no primeiro semestre nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será realizada no segundo semestre, quando há maior circulação viral e aumento da transmissão da gripe.

A pasta justifica essa alteração na estratégia desde 2023, visando adaptar-se às particularidades climáticas de cada região.

Leia mais: Mudanças climáticas: Mato Grosso amplia prazos de proibição nos três biomas
Editado por Adrisa de Góes
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.