‘Me legitimo para estar aqui’, diz Luís Fabian ao tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do AM

Luís Fabian e o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)
Gabriel Abreu e Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS — O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, empossou nesta terça-feira, 5, no auditório do TCE-AM, o novo conselheiro da Corte de Contas Luís Fabian Pereira Barbosa. Ele assume o cargo após a aposentadoria do decano do tribunal Julio Cabral, no último dia 29 de março.

Leia também: ‘Braço direito’ do governador do AM, Wilson Lima, Luís Fabian é escolhido novo conselheiro do Tribunal de Contas

À imprensa, Luís Fabian falou sobre o seu conhecimento técnico e qualificação que o legitimam para ser o novo conselheiro do TCE-AM.

PUBLICIDADE

“Nos últimos 15 anos em que eu estive à frente de várias pastas da Prefeitura e do Estado, enquanto ordenador de despesas, certamente me legitimo para estar aqui neste momento. Também a minha qualificação acadêmica, minha formação na área do Direito, seguida da especialização no mestrado, doutorado e na academia, onde sou professor e exerço o magistério há 16 anos. Tudo isso me legitima enquanto julgador de contas neste momento”, expressou Luís Fabian.

Luís Fabian fala com a imprensa antes da cerimônia de posse. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Luís Fabian foi indicado pelo governador Wilson Lima e teve seu nome aprovado por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O novo conselheiro de Contas do Estado ainda falou sobre os planos e metas a cumprir ao ocupar o cargo.

“Zerar processos que estão pendentes de julgamento e zerar nossa pauta até o final do ano, para que a gente possa dar celeridade aos novos processos de prestação de contas e gerar, para os prefeitos e ordenadores de despesas, a tranquilidade necessária de terem suas contas julgadas tão logo deixarem seus cargos”, ressaltou ele.

O novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Luís Fabian. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Confiança

Durante o evento, o governador Wilson Lima elogiou a vasta experiência no serviço público, tanto com a atuação na Prefeitura de Manaus quanto no governo do Estado, do novo conselheiro. “O Fabian é alguém que tem uma vasta experiência no serviço público. Já atuou na Prefeitura, no governo do Estado, é alguém que tem uma sensatez e um equilíbrio muito grande”, disse Lima.

Já o presidente do TCE-AM, Érico Desterro, pontuou também o conhecimento técnico de Luís Fabian e a confiança no futuro trabalho do conselheiro.

“Agora, a entrada de um jovem conselheiro, o doutor Fabian, que vem acrescer, com seus conhecimentos técnicos e de gerenciamento, ao colegiado do Tribunal de Contas. Tenho certeza que fará um trabalho com o que Tribunal de Contas tem, que é muito importante: o controle externo da administração pública”, finalizou.

Carreira e experiência

O novo conselheiro esteve à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por mais de dois anos, desde quando assumiu de forma interina, em 2019, quando o ex-secretário Luiz Castro pediu exoneração.

Luís Fabian é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especializado em Direito Público e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de doutor em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina.

Veja a posse na íntegra:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.