‘Me sinto preparado para colocar o nome à disposição do Estado’, diz vice-candidato ao Governo do AM pelo PDT, Claúdio Machadão

Candidato a vice-governador pela chapa de Carol Braz (PDT), Cláudio Machado (Ana Pastana/CENARIUM)
Priscilla Peixoto- Da Revista Cenarium

MANAUS – O engenheiro e candidato a vice-governador pela chapa de Carol Braz (PDT), Cláudio Machado, 43, é o segundo convidado na série de entrevistas realizadas com nomes que disputam a vaga de vice-governador e senador pelo Estado do Amazonas nas Eleições 2022. O bate-papo é conduzido pelos jornalistas Paula Litaiff e Álvaro Corado durante o programa “Boa Noite, Amazônia” transmitido pela Rede Onda Digital, 8.2, canal aberto e 92,3 FM, de segunda a sexta, a partir das 17h30 horas.

Ao ser questionado sobre a estreia da candidatura, na política, Paulo Machado, popularmente conhecido como “Engenheiro Machadão” ressaltou que se sente preparado para colocar o nome à disposição do Estado. “Disponibilizo meu nome para que de uma forma técnica e, principalmente, com um olhar diferenciado para o nosso Estado, junto às pessoas que querem melhorar de vida. Tenho orgulho de fazer parte dessa candidatura ao lado de Carol Braz“, afirma.

Segurança pública

Sobre os índices de violência no Estado, o vice candidato ao governo atenta para a existência das facções e atuações de milícias e o crime organizado no Amazonas. “Eu, que também sou da área militar, sei o que é ter uma sensação de insegurança (…) O Amazonas bate recorde em índices na criminalidade. Hoje, há uma troca de informações entre as facções e as de fora que estão nos grandes centros. Isso está se revertendo para o nosso Estado sem que sejam abordados, e o cidadão se sente acuado“, salienta Machadão.

PUBLICIDADE
Álvaro Corado e Paula Litaiff durante entrevista com o vice candidato ao Governo do Amazonas Cláudio Machado (Reprodução/Ana Pastana)

Segundo Cláudio, o plano de governo na chapa a qual faz parte foca em ações estaduais efetivas em relação à educação, infraestrutura, apoio aos jovens e mais valorização aos profissionais de segurança do Estado. Na leitura de Cláudio, a atual estrutura oferecida aos policiais do Amazonas não permite com que eles façam uma “boa segurança”.

“A ação de segurança é importante em relação à Polícia Militar. Hoje, o policial não tem o respeito que merece dentro do Governo do Estado do Amazonas. É mal remunerado, mal preparado, mal-armado, mal municiado e temos, no Amazonas, uma quantidade de delegacias que muitas delas ficam fechadas, pois, já não existe mais plantão policial a não ser os plantões institucionalizados pela Polícia Civil. Não estou dizendo que o policial daqui é mau profissional, mas precisa de mais condições para atuar“, considera.

Combate ao crime

Ainda sobre a área da segurança pública, o vice na chapa de Carol Braz cita o combate ao crime organizado e adesão do governo federal nas ações contra os criminosos que atuam na região. “Temos condições de intensificar o trabalho contra o tráfico de drogas e temos condições de fazer com que ações conjuntas sejam realizadas tanto pela Marinha quanto pelo Exército e Aeronáutica, com seu suporte logístico“, explica o vice-candidato que complementa:

“É muito fácil falar sobre segurança pública, mas não viver uma situação pelotão de fronteira. Poucos são os cidadãos do Amazonas que tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de um pelotão desses. Queria aproveitar para ressaltar a importância do Exército brasileiro não somente nessa parte de segurança nacional, mas nas diversas ações que ele faz e é muito pouco difundido e que combate, sim, o tráfico de drogas“, ressalta.

Cláudio Machado também atua na engenharia de segurança do trabalho e é especialista em projetos e licenciamento ambiental
(Ana Pastana/CENARIUM)

Obras e licenças ambientais

Durante a entrevista, Machadão fala sobre a atuação na engenharia civil e relembra do trabalho realizado em um trecho de 40 quilômetros na BR-319: “Até o final de 2008 tive a oportunidade de trabalhar na recuperação da BR, na ligação do município de Humaitá até o Estado de Rondônia. Fiquei destacado numa área inóspita de Canutama, onde foi recuperado 40 quilômetros por meio do 5° Batalhão de Engenharia de Construção lotado em Porto Velho. Isso me deu uma bagagem muito grande em relação às obras rodoviárias” recorda.

Cláudio Machado declara, ainda, que a BR-319 é a primeira do Brasil que será reconstruída. Ele critica o abandono da via por governos passados e ressalta a importância da estrada para a Região Norte do País.

Eu costumo falar algo sobre a BR que poucas pessoas sabem; estradas não são reconstruídas, são recuperadas e a BR-319 é a primeira do País que está no Amazonas e vai ser reconstruída. Ela existia e tínhamos fluxo de ônibus e de carro nessa estrada. Como deixamos ou quem teve interesse de deixar que ela fosse destruída? Questiona o vice candidato que complementa:

“Nós temos cidadãos que moram na beira dessa estrada que, ainda hoje, sonham com ela e com a reconstrução. A única porta de saída rodoviária que temos hoje é a BR-319 e daí trago a importância da ligação do Estado do Amazonas e não somente do Amazonas, pois é a única forma de ligação com o restante do Brasil. Estamos tirando o direito dessas pessoas de terem acesso, imagine a facilidade e a logística se ela estivesse funcionando” diz Cláudio.

Breve histórico

Além da engenharia civil, Cláudio Machado também atua na engenharia de segurança do trabalho e é especialista em Projetos e Licenciamento Ambiental. Paulo também acumula mais de 20 anos de serviços prestados à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no Exército Brasileiro e Marinha do Brasil.

Esta é a primeira eleição em esfera federal do candidato. Em 2020, Paulo concorreu à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) obtendo pouco mais 1.200 votos de profissionais da área.

“Tive duas candidaturas para presidência do Crea, tive uma oportunidade de ser votado por 1.281 profissionais que me escolheram para representá-los. Se hoje estou aqui é porque também venho de uma candidatura de representação de conselhos e por ser dessa área creio que soma muito para um novo governo. Acreditem nessa chapa e formação que foi feita entre Carol Braz e Machadão, acredito muito que uma mulher tenha condições de administrar nosso Estado”, finaliza.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.