Ministério da Educação anuncia bolsas de permanência para indígenas


08 de abril de 2022
Ministério da Educação anuncia bolsas de permanência para indígenas
As inscrições do Bolsa Permanência começam em julho (Foto: Divulgação/UFPA)
Com informações do Infoglobo

MANAUS – O Ministério da Educação anunciou nessa quinta-feira, 7, a oferta de 1 mil novas bolsas do Programa Bolsa Permanência (PBP).

O PBP concede bolsas para apoiar representantes de povos indígenas para assegurar a permanência em cursos em universidades federais. As inscrições serão realizadas em julho. O valor de cada bolsa será R$ 900 por mês.

Leia também: 18º Acampamento Terra Livre marcha em Brasília por demarcação de Terras Indígenas

O anúncio foi feito após o titular interino da pasta, Victor Godoy, fazer uma reunião com representantes de lideranças indígenas da Bahia para debater demandas desses povos na área educacional. Esta semana ocorre em Brasília o Acampamento Terra Livre, que mobiliza entidades indígenas de todo o Brasil.

Segundo o MEC, as novas bolsas representarão investimento de R$ 11 milhões. Ainda conforme o ministério, foram disponibilizadas neste ano 2 mil vagas para esta modalidade de bolsa.

Leia também: Cores dos povos tradicionais ocupam Brasília para o início da 18ª edição do Acampamento Terra Livre

Acampamento

O Acampamento Terra Livre 2022 teve início na última segunda-feira (4). Uma das principais pautas é a demarcação dos territórios indígenas. Os organizadores e participantes também lutam contra projetos que alteram as regras de demarcação de terras indígenas e que autorizam a mineração nessas áreas.  

O avanço da destruição e da violência sobre os territórios dos chamados povos isolados ocupou o debate do quarto dia do Acampamento Terra Livre, na tarde desta quinta-feira, 7. O secretário adjunto do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Luis Ventura, destacou três princípios que marcam a omissão do Estado brasileiro do atual governo: a negação sistemática da existência dos povos isolados; o aparelhamento e fragilização dos mecanismos de proteção dos territórios destes povos, e precariedade na garantia dos territórios por meio de Portarias de Restrição de Uso de curta duração.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.