Na Amazônia Legal, Pará e Rondônia lideram desmatamento em Unidades de Conservação

A Floresta Nacional de Jacundá (Reprodução/Greenpeace)
Karina Pinheiro – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Os Estados do Pará e Rondônia tiveram as Unidades de Conservação (UCs) mais desmatadas no primeiro mês de 2024, de acordo dados de janeiro do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Entre as dez primeiras posições do ranking, o Pará ocupa três colocações, com a Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, localizada no Pará, ocupando o primeiro lugar, seguida da Reserva Extrativista Rio Preto-Jacundá (Resex Rio Preto-Jacundá), em Rondônia, e a Resex Guariba-Roosevelt, no Mato Grosso.

UCs desmatadas em janeiro 2024 (Reprodução / Imazon)

O Amazonas surge em 5º lugar com a Área de Proteção Ambiental Caverna do Maroaga (APA Caverna do Maroaga), em Presidente Figueiredo; em 8º com a Área de Proteção Margem Direita do Rio Negro (APA Margem Direita do Rio Negro); e em 10º lugar no Parque Estadual Serra do Aracá (PES da Serra do Aracá). Em janeiro de 2024, a maioria do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou em estágios de posse diversos, com 72%.

PUBLICIDADE

Sem o recorte por Unidade de Conservação (UC), o desmatamento caiu 60% na Amazônia Legal. A maior queda foi no Mato Grosso, com 78%, na comparação entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, seguido por Amazonas (76%); Rondônia (67%); Maranhão (67%).

Roraima e Pará apresentaram a menor taxa de desmatamento no período comparado, 22% e 39%, respectivamente.

Estados que mais desmataram em janeiro de 2024 e variação em relação a 2023 (Reprodução)

Apesar da queda, a destruição detectada no primeiro mês do ano é equivalente à perda de mais de 250 campos de futebol por dia, sendo maior do que as registradas nos anos de 2016, 2017 e 2018, por exemplo.

No caso de desmatamento em Terras Indígenas (TIs), a TI Alto Rio Negro, localizada no Amazonas, ocupa o primeiro lugar, seguida da TI Yanomami, localizada na divisa entre o Amazonas e Roraima. Das dez terras indígenas, Roraima tem seis.

Confira os dados do SAD na íntegra:
Leia mais: Desmatamento na Amazônia e no Cerrado tem queda em janeiro
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.