Na luta contra as fake news, Selo de Jornalismo Profissional é mais uma arma de combate à desinformação

A REVISTA CENARIUM é um dos 11 primeiros veículos de comunicação a receber o selo que aprova a qualidade jornalística produzida com orgulho por profissionais que integram a equipe de trabalho (Jander Souza/CENARIUM)
Mencius Melo e Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – Aconteceu na noite desta quinta-feira, 17, no Centro Universitário Fametro, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus, a entrega das primeiras certificações do Selo de Jornalismo Profissional. O selo é mais um instrumento de combate à desinformação, conhecidas como fake news. Ao todo, 11 veículos receberam o selo de qualidade, entregue pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM). A REVISTA CENARIUM está entre os veículos de comunicação escolhidos para a certificação.

De acordo com Wilson Reis, presidente do SJPAM, a ferramenta chega para fortalecer a categoria. “O selo dentro do projeto original busca fortalecer o jornalismo e com o jornalismo fortalecido a partir dessa produção diária que tem os portais de notícias, nós temos a possibilidade de enfrentar o que hoje é negativo para o jornalismo, para o próprio jornalismo diário, que são as fake news, a desinformação plantada em matérias parcialmente sérias ou parcialmente certas”, ponderou.

O presidente do SJPAM, Wilson Reis, celebrou a conquista de uma classe. “Selo profissional vem para fortalecer o jornalismo amazonense”, disse. (Jander Souza / CENARIUM)

Ainda segundo Reis, a ética profissional deve ser a busca incansável dos profissionais conscientes de seu papel social e humano. “Aprimorar a partir de uma visão ética na relação de trabalho e uma relação ética na produção, a qualidade desse produto que é levado à população. Nós buscamos resgatar com o projeto de jornalismo profissional, nós buscamos resgatar a importância de fazer a produção jornalística assentada na ética , com qualidade e voltada ao interesse público”, asseverou.

PUBLICIDADE

Contribuição

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), Cassius Clei, coordenador adjunto de comissões da OAB, explicou a participação da entidade na construção do selo. “Esse é um dos primeiros trabalhos que o OAB realiza no combate as fake news. Nosso objetivo com o selo é desconstruir as desinformações. Essa ferramenta passar a ser um parâmetro para certificar as empresas de comunicação”, detalhou. “É importante lembrar que uma comissão estará acompanhando e fiscalizando se o veiculo certificado poderá continuar ou não usando o selo”, informou.

Representante da OAB/AM, Cassius Clei diz que certificação terá constante acompanhamento e fiscalização para aplicar e manter o selo de jornalismo profissional. (Jander Souza / CENARIUM)

Cassius Clei também explicou alguns dos critérios usados para certificar a aplicação do Selo de Jornalismo Profissional. “Primeiro é obrigatório o veículo estar situado no Estado do Amazonas. Outro diz respeito as verificações de qualidade que serão aplicadas e acompanhadas pela comissão. São critérios específicos e subjetivos que será também aplicados pela comissão”, descreveu o representante da OAB/AM.

Reforço

Para o diretor do Portal M2 News, Carlysson Sena, o selo, antes de ser uma ferramenta que valida a atividade profissional jornalística, é um instrumento que vem para reforçar as boas práticas do jornalismo. “Ele vem também para valorizar e honrar o esforço de uma pessoa que passa cinco anos estudando em uma faculdade de jornalismo, que se aprofunda no conhecimento e se profissionaliza. O selo vem para nos honrar”, comemorou.

Para o profissional Carlysson Sena, o selo vem em boa hora já que a conjuntura nacional pede que ações afirmativas para a boa informação sejam postas em prática. (Jander Souza/CENARIUM)

O profissional fez uma análise de contexto para lançar um olhar conjuntural. “É um momento importante para fortalecer a nossa profissão, principalmente nesse momento histórico do país, onde temos nossa profissão diariamente atacada, diariamente colocada à prova e diariamente sendo questionada”, avaliou.

“O lado positivo disso é que os bons profissionais podem se posicionar e provar o que é realmente fazer jornalismo profissional e de qualidade”, afirmou. “É hora de validar e fazer parte dessa inciativa”, motivou Carlisson Sena.

Da esquerda à direita: secretário da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Kleiton Renzo, representante da OAB-AM, Cassius Clei, presidente do SJPAM, Wilson Reis, representante da Arquidiocese Metropolitana de Manaus, padre Luís Miguel Modino e representante do governador do Amazonas e secretário executivo adjunto, Tabajara Moreno. (Marcela Leiros/ CENARIUM)

Responsabilidade

A jornalista Paula Litaiff, CEO da CENARIUM, fala com orgulho que o selo configura um compromisso ainda maior. “O selo representa o aumento da nossa responsabilidade com relação ao jornalismo profissional, que é algo que nós buscamos e lutamos para que os veículos de comunicação do Amazonas pudessem ter esse selo”, destacou.

“O selo também nos diferencia daqueles que não tem compromisso com a notícia técnica e que se utilizam muitas vezes do jornalismo praticando pseudojornalismo para disseminar desinformação”, criticou.

A jornalista reforça o orgulho de ter o selo autenticando o profissionalismo maiúsculo praticado pela REVISTA CENARIUM. “É uma honra termos esse selo de jornalismo profissional e volto a repetir: isso só aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso com a verdade dos fatos, com a técnica jornalística, com a ciência da comunicação social enfim, com a notícia. Isso é significa respeito com aquele que é o objeto maior do nosso trabalho: o público”, finalizou Paula Litaiff.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.