Nasa anuncia mudança de datas das próximas duas missões com astronautas à Lua

Dois tripulantes trabalham na superfície lunar. Um em primeiro plano levanta uma pedra para examiná-la, enquanto o outro fotografa o local de coleta ao fundo (Reprodução)
Da Revista Cenarium Amazônia*

SÃO PAULO (SP) – O administrador da Nasa, Bill Nelson, anunciou nesta terça-feira, 9, a mudança das datas das próximas duas missões com astronautas à Lua.

A Artemis 2, antes planejada para o fim deste ano, agora, ficou para setembro de 2025. A missão prevê um voo tripulado ao redor do satélite.

A missão deve ser comandada por Reid Wiseman, engenheiro de sistemas e piloto de provas, e ter como piloto Victor Glover, engenheiro de sistemas. Os outros dois tripulantes são a engenheira elétrica Christina Koch e o mestrando em física Jeremy Hansen, o único canadense.

PUBLICIDADE

Essa deve ser a primeira vez que quatro pessoas voam para o satélite. Nas missões do programa Apollo, eram três.

Leia mais: Nasa anuncia que quatro pessoas de uma vez só vão à Lua pela primeira vez; veja detalhes
Câmera acoplada na Orion faz registro da Lua no sexto dia da missão Artemis 1 (Reprodução/Nasa)

A Artemis 3, por sua vez, passou do final de 2025 para setembro de 2026. Nesta, o objetivo é fazer uma alunissagem no polo sul.

De acordo com a Nasa, após o pouso, a primeira missão da tripulação será checar se todos os sistemas estão adequados para a permanência no solo lunar. Caso esteja tudo funcionando, o grupo terá algumas horas para comer e descansar antes de iniciar uma série de experimentos.

Durante as caminhadas no satélite, estão previstas captação de fotos e vídeos, pesquisa geológica e coleta de amostras.

Leia mais: Imagens da Nasa mostram impacto da seca na bacia do Rio Negro, no Amazonas
(*) Com informações da Folhapress
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.