No AM, Apadam e Rio Negro Clube oferecem aulas de futsal gratuitas para pessoas com Síndrome de Down

Os treinos serão realizados às terças e quintas-feiras (Reprodução/Internet)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), em parceria com o Atlético Rio Negro Clube, está com inscrições abertas para o projeto “Futsal Down”, iniciativa voltada para pessoas com Síndrome de Down, que visa a promoção do esporte, saúde e lazer com aulas gratuitas. As matrículas podem ser feitas no Ginásio do Clube, localizado na avenida Epaminondas, 570, Centro de Manaus.

A idade mínima para participar das aulas é de 6 anos, segundo o presidente da Apadam, Omar Maia. Os interessados podem procurar os integrantes da associação para realizarem a matrícula, todas as terças e quintas-feiras, das 9 horas até as 10 da manhã.

PUBLICIDADE

“As inscrições podem ser efetuadas nestes dias, pois são os mesmos dias dos treinos. Assim facilita para quem quer conhecer antes. Podem nos procurar por lá que estaremos apostos para recebê-los e responder qualquer dúvida perante ao assunto. Lembrando que não paga nada, apenas pedimos que levem tênis e short apropriado para os treinos”, explica Omar Maia.

“Primeiro time futsal down de Manaus”

Conforme o presidente da Apadan, este é o primeiro time de futsal down de Manaus e da Região Norte do Brasil. Omar destaca que a intenção é poder participar de disputas em circuitos nacionais. “Afirmo que este é o primeiro time do gênero na Região Norte. Para quem não sabe, o Brasil é campeão mundial atual de futsal down. Nós temos o melhor goleiro do mundo e o melhor jogador do mundo”, ressalta.

Omar salienta ainda para a importância da atividade física promovendo o socialização e trabalhando a parte cognitiva. De acordo com o presidente, a estimulação e incentivo às terapias são essenciais para pessoas com Síndrome de Down, porém, nem todas as famílias possuem condições financeiras para proporcionar atividades assistenciadas por profissionais.

Aulas

As aulas são administradas por dois professores de educação física, com mais de trinta anos de experiência profissional, ex-jogadores locais de futebol. O trabalho é voluntário e a pretensão do projeto é expandir e oferecer outras modalidades esportivas.

“Em breve, queremos pôr em prática a natação e as aulas de dança, com os mais variados ritmos. A idade mínima para a natação também será de 6 anos e para a prática da dança a idade ainda será definida, juntamente, com os dias e data dessas novas aulas. Logo divulgaremos”, finaliza.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.