No AM, moradores vão às ruas em protesto após três dias sem energia em Nova Olinda do Norte

Segundo a população, a cidade sofre uma série de interrupções no fornecimento de eletricidade que vem causando transtornos e prejuízos aos consumidores (Reprodução)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Moradores de Nova Olinda do Norte (a 134 quilômetros de Manaus) foram às ruas em protesto, nessa quinta-feira, 14, após passarem três dias sem energia na cidade. Segundo a população, a cidade sofre uma série de interrupções no fornecimento de eletricidade que vem causando transtornos e prejuízos aos consumidores.

Veja também: Após 2 meses do apagão, 13 dos 16 municípios do Amapá voltam a registrar falta de energia

A manifestação se concentrou na praça Valdeque Martins, na região central da cidade, e começou por volta das 16h30 com um grupo de motociclistas. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento do ato. Os moradores afirmam que a falta de energia ocorre, principalmente, na zona rural da de Nova Olinda do Norte, afetando bairros distantes, comunidades e escolas.

Moradores realizam manifestação em Nova Olinda do Norte (Reprodução)

No Facebook, o prefeito do município, Adenilson Reis (MDB), anunciou que enviou ofício à Amazonas Energia pedindo respeito à população, ações imediatas e cobrando explicações sobre a falta de luz em Nova Olinda do Norte. O gestor compartilhou as respostas da concessionária e da empresa responsável pelo fornecimento de eletricidade à cidade, a V-Power FlexGen.

PUBLICIDADE

Segundo um dos documentos, a Amazonas Energia informou que a usina do Produtor Independente de Energia (PIE), da V-Power FlexGen, apresentou problemas técnicos e por isso ocorreu a falta de eletricidade. De acordo com a concessionária, a causa está em um controlador que permite a partida de duas Unidades Gestoras (UG), a UG1 e UG2, para geração de energia.

“A Usina da VP FlexGen possui quatro unidades gestoras, sendo as UG1 e UG2 de 2.759 KW e as UG3 e UG4 de 1.850 KW de potência disponível, totalizando 9.218 KW. Com a parada das duas primeiras unidades, a usina tem 40% da capacidade disponível, ou seja, 3.700 KW”, explicou a concessionária, no documento.

Amazonas Energia explica falta de eletricidade em Nova Olinda do Norte (Reprodução)

Crise de energia

Já a V-Power FlexGen, em resposta sobre a crise de energia, explicou que dois motores sofreram falha no sistema de comunicação. Por conta do software de análise da fabricante Wartsila ser acessível somente aos próprios técnicos especializados, por questões de sigilo industrial, a V-Power disse que ainda não é possível identificar a real causa da interrupção de energia.

Prefeito compartilhou respostas das empresas nas redes sociais (Reprodução)

Segundo a V-Power, a previsão era que um técnico da Wartsila chegue a Nova Olinda do Norte na segunda-feira, 18, mas a fabricante anunciou o envio de outro especialista para esta sexta-feira, 15, com o intuito de “tentar achar a causa do problema e quem sabe resolver”.

A V-Power também afirmou que está verificando a disponibilidade de motores que possam ser alugados, de forma imediata, para Nova Olinda do Norte. “Ante ao evidenciado, esta notificada não está medindo esforços para restabelecer o serviço na localidade o mais breve possível, verificando a disponibilidade no mercado local para o aluguel de geradores diante da urgência que o caso requer”, esclareceu a empresa.

Confira a resposta, na íntegra, da Amazonas Energia no link:

Confira a resposta, na íntegra, da V-Power no link:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.