No Amazonas, SUS tem salto no número de atendimentos com foco na humanização dos serviços

Em 2022, a Policlínica Codajás ampliou 17,6% o seu atendimento em comparação a 2021 (Arnaldo Neto/Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – “Tudo que é feito é uma soma de servidores dedicados a proporcionar à população um SUS humanizado”. Foi com essa frase que o fisioterapeuta Ráiner Figueiredo, diretor-geral da Policlínica Codajás, no Amazonas, resumiu o trabalho feito na unidade que, em 2022, ampliou 17,6% o seu atendimento em comparação a 2021.

Ligada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a Policlínica Codajás atendeu cerca de 400 mil usuários com consultas, exames e procedimentos. Foram 70 mil atendimentos a mais que a somatória dos meses de janeiro a dezembro do ano anterior. Já em comparação com 2020, quando a policlínica atendeu 101 mil usuários, o número foi 296% maior.

Consultas, exames e procedimentos para a Policlínica Codajás são feitos via sistema de regulação (Divulgação)

Ninguém faz absolutamente nada sozinho. E temos uma equipe dedicada nesse atendimento com qualidade para as pessoas que tanto precisam. Muitas delas vêm de longe, de outros municípios e até de outros estados em busca de saúde, e aqui são bem acolhidas e recebem o tratamento que merecem”, declarou o diretor-geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo.

PUBLICIDADE

Médicos

O atendimento médico em consultório clínico dobrou em números neste ano com as mais de 30 especialidades. Em 2021, foram 58.370 consultas realizadas; já em 2022, os médicos especialistas atenderam 126.927 pessoas de todo o Amazonas e estados vizinhos.

Também houve aumento no setor de Saúde Mental. Os atendimentos em psicologia passaram de 1.395, em 2021, para 2.020, em 2022.

Os 12 profissionais de ortopedia que atendem na especializada VIII também tiveram um aumento significativo nas consultas. Em 2021, eles atenderam 7.314 pacientes; em 2022, o número dobrou, com 15.296 atendidos.

Teste rápidos para DSTs

Inaugurado em dezembro de 2021, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza testes rápidos de DSTs como HIV, sífilis e hepatites B e C, atendeu em um ano 1.700 usuários com 7 mil testes rápidos.

Reabilitação

Entre os setores que mais tiveram atendimentos está a Fisioterapia do Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV (CER IV), com 66.835 em 2022. No ano passado, o CER atendeu 33.090 pessoas com serviços fisioterapêuticos. Após a inauguração do novo espaço, o setor pôde dobrar o número de atendimentos.

Também foram distribuídas neste ano 83 mil bolsas para pessoas ostomizadas, tanto na capital, bem como pacientes oriundos do interior e também das zonas fronteiras com o Amazonas, como Roraima, Pará e Acre.

Com atendimento humanizado, a Policlínica Codajás recebe usuários do SUS da capital e do interior (Divulgação)

Atendimentos

A Policlínica Codajás está localizada na avenida Codajás, 26, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. As consultas, exames e procedimentos são feitos via sistema de regulação (Sisreg), ou em alguns setores sob encaminhamento médico. Para mais informações, os pacientes podem entrar em contato pelo (92) 3612-4200 e via rede social @policlinicacodajasam.

(*) Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.