27 de fevereiro de 2021

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

MANAUS – A capital do Amapá comemora 263 anos nesta quinta-feira, 4. A ‘joia da Amazônia’, Macapá ou ‘capital da morena’, como é popularmente chamada por seus moradores, é conhecida por seus diversos pontos turísticos, a exemplo o Marco Zero. Além disso, possui museus e a vista charmosa da Fortaleza de São José do Macapá, ponto convergente para centenas de turistas anualmente.

Fortaleza de São José do Macapá, ponto turístico no município de Macapá (Reprodução/ Internet)

Em comemoração ao aniversário da capital, o vice-governador Jaime Nunes (Pros) participou, na manhã desta quinta-feira, da tradicional missa na área externa da Fortaleza de São José de Macapá. Para evitar aglomerações, a programação foi simbólica e restrita este ano. A celebração foi conduzida pelo bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro Conti, com a presença de autoridades e familiares de vítimas da covid-19 no Estado.

Vice-governador do Amapá em missa de comemoração aos 263 anos de Macapá (Reprodução/ Internet)

Geografia e números

O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da Região Norte, no Platô das Guianas. O seu território é de 142 828,521 km², o que o torna o 18º maior estado do Brasil. É limitado pelo estado do Pará, Guiana Francesa, pelo Oceano Atlântico, pela foz do Rio Amazonas e pelo Suriname. Sua geografia une floresta amazônica, rios de água doce da bacia amazônica e o oceano Atlântico.

Macapá reúne as belezas do mundo amazônico localizado no Brasil setentrional (Reprodução/Floriano Lima)

História

O Amapá foi desmembrado do estado do Pará em 1943, quando foi criado o Território Federal do Amapá (TFA). Permaneceu nesta condição até 1988. Macapá, que era a capital do extinto Território Federal do Amapá desde 1944, é a atual capital e maior cidade do estado, sendo sede da Região Metropolitana de Macapá (RMM), formada por Macapá, Santana e Mazagão. Outras importantes cidades são Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Porto Grande.