Operação contra garimpo ilegal explode sete dragas em Tabatinga

A ação também contou com o trabalho de explosivistas policiais e agentes do Ibama. (Divulgação/PF)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS – A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Nacional da Colômbia, deflagrou no último fim de semana, 1º a 3 de dezembro, a Operação Fronteira de Ouro, com o intuito de prevenir e reprimir a extração ilegal de minério de ouro no leito dos rios transfronteiriços do território brasileiro e colombiano, mais especificamente nos municípios do Japurá e Santo Antônio do Içá, em Tabatinga, no Amazonas.

Tendo em vista a impossibilidade de remoção do local de difícil acesso, foram inutilizadas sete dragas grandes, uma embarcação, um retroescavadeira e uma balsa de combustível, empregadas na extração ilegal do minério na região.

A ação também contou com o trabalho de explosivistas policiais e agentes do Ibama. Já em solos colombianos, a ação contou com os Policiais da PNC para dar apoio e realizar, concomitantemente, a operação de cunho internacional.

PUBLICIDADE

Segundo informações repassadas pelo Ibama, uma balsa, avaliada em aproximadamente R$ 5 milhões, estava em atividade no momento da chegada da equipe. Já uma retroescavadeira fazia o desmatamento da área de mata. O responsável pelos equipamentos não estava presente, segundo o instituto.

Ainda segundo o órgão, duas empresas transportadoras foram identificadas com base nos documentos achados no barco que transportava o combustível. As empresas foram multadas em R$ 16 milhões.

(*) Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.