Operação destrói maquinário de garimpo ilegal em terra indígena em MT

Maquinário é avaliado em R$ 1 milhão (Reprodução/PF)
Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) — Uma operação conjunta de forças de segurança destruiu diversos maquinários usado no garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, região de Pontes e Lacerda (a 483 quilômetros distantes de Cuiabá). A operação foi concluída nesse domingo, 14.

A “Operação Ouro Viciado” foi realizada pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Exército Brasileiro, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Força Nacional, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer).

Os policias e agentes atuaram por três dias na região da Terra Indígena para combater a extração ilegal de ouro e promover a desocupação da região. Imagens registradas no local mostram que muitos maquinários eram cobertos por lonas.

PUBLICIDADE

Durante a ação, os policias encontraram e destruíram 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, duas bombas d’água, um gerador e duas britadeiras. Além disso, foram realizadas barreiras nas principais vias de acesso à Terra Indígena.

Segundo o delegado da Polícia Federal Rodrigo Vitorino Aguiar, o maquinário tem um valor aproximado de R$ 1 milhão. “A margem do Rio Sararé está totalmente degradada, com a faixa matinal toda destruída, pelo maquinário, pela extração ilegal de ouro e pelos garimpeiros ilegais“, disse.

Para executar a operação, foram utilizadas duas aeronaves, sendo uma do Ciopaer e uma da PRF. Além de embarcações para transporte aquático. Segundo a polícia, as investigações vão continuar para identificar os financiadores do garimpo ilegal. Nenhum suspeito foi preso.

Terra Indígena Sararé

A Terra Indígena está localizada nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D’Oeste e Nova Lacerda. O território que possui 67.420 hectares e é homologado desde 1985.

Recorrentemente, foi alvo de garimpeiros e operações de combate aos crimes ambientais. Segundo a Funai, a exploração mineral ilegal na região é antiga, o que torna a TI alvo de atividades do garimpo ilegal desde a década de 1990.

Leia mais: CNJ investiga juiz que soltou dupla presa com 420 kg de cocaína em Mato Grosso
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.