Papa Francisco nomeia pesquisador da Amazônia como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais

O superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgilio Viana (Reprodução/Internet)
Gabriella Lira – Da Cenarium

MANAUS – O Papa Francisco nomeou, nesta semana, o engenheiro florestal e PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, Virgilio Viana, como membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais. Atualmente superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Viana vive há mais de 20 anos em Manaus e é responsável por projetos que visam transformar a vida de ribeirinhos e indígenas com ações de desenvolvimento sustentável na Amazônia profunda. 

O cargo tem o objetivo de promover o estudo e o progresso das ciências sociais, econômicas, políticas e jurídicas, oferecendo à Igreja Católica elementos para serem utilizados no estudo e no desenvolvimento da doutrina social. Natural de Belo Horizonte, Virgilio está à frente da FAS há 13 anos e também é presidente da Associação Paulista de Engenheiros Florestais (Apaef) e membro da Comissão The Lanced Covid-19. 

“Eu me sinto de um lado honrado e de outro muito desafiado diante da magnitude da responsabilidade e da tarefa que vamos ter pela frente. Espero, com essa nova oportunidade, contribuir também para que as atividades lideradas pelo Papa Francisco em prol da humanidade possam despertar um olhar atento sobre a Amazônia”, falou Viana à CENARIUM sobre a honraria concedida.

PUBLICIDADE

A nomeação foi divulgada em nota oficial pelo Vaticano. A Pontifícia Academia das Ciências Sociais é uma das dez academias pontifícias do Vaticano, em Roma, e foi criada pelo Papa João Paulo II em 1994, com uma estrutura científica interdisciplinar.

Papa Francisco cumprimenta Virgilio Viana (Gabriel Marino)

Nova missão

As sessões plenárias da Pontifícia ocorrem uma vez a cada dois anos, entre abril e maio. Espera-se que os acadêmicos contribuam também participando de reuniões científicas organizadas pela academia, sugerindo temas que são relevantes para o seu campo de estudo.

De acordo com o estatuto da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, os membros ordinários deixam essa tarefa aos 80 anos de idade. Depois disso, caso ele receba uma proposta do Conselho da Academia, pode ser nomeado como membro honorário.

“A dinâmica da academia envolve reuniões anuais virtuais e presenciais, desde que a pandemia permita, e depois eventos que podem ocorrer em uma frequência a ser definida. Envolve uma pesquisa e análise de dados. No geral, eu vou continuar residindo em Manaus”, conta Virgilio.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.