‘Para todos, um ícone’: Google homenageia Jorge Lafond na página da plataforma

Jorge Lafond estampou o nome 'Google' por ocasião da passagem dos 71 anos do icônico artista negro e homossexual falecido em 2003 (Thiago Alencar/REVISTA CENARIUM)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O icônico Jorge Lafond, criador da personagem “Vera Verão”, do programa humorístico “A Praça é Nossa”, foi homenageado nesta quarta-feira, 29, pela plataforma Google Brasil. A gigante da internet estampou Lafond em seu nome “Google” no Doodle do buscador com traços de pop art. O artista, falecido em 11 de janeiro de 2003, estaria completando 71 anos nesta quarta-feira, 29. Negro e homossexual assumido, Jorge Lafond nasceu no Rio de Janeiro em 1952. Foi ator e bailarino e um dos grandes nomes da cultura do Carnaval no Brasil.

De acordo com o professor, educador em saúde e fundador da Casa Miga, Gabriel Mota, Lafond marcou uma época: “Jorge Lafond faz parte da memória de muitas pessoas LGBTQIA+ que cresceram na década de 1990. Um homem gay preto, que por meio da arte entrava na casa de muitos brasileiros levando humor. Para muitos, uma referência. Para todos, um ícone. Muito bom que o Google celebre a passagem dele neste plano, afinal, homens gays e pretos costumam ser invisibilizados na história do nosso País, prova disso, que nenhum veículo nacional divulgou nada em sua memória”, destacou.

Para o produtor Rivaldo Pereira, Jorge Lafond fez o impossível: “Ele era preto e gay, um homem à frente do seu tempo. Quantas barreiras ele não enfrentou? Quantas portas não bateram na cara dele? Mas, mesmo assim, ele se afirmou e se tornou um dos maiores nomes da comunidade negra na cultura brasileira”, recordou. “E se vivo estivesse, ele estaria fazendo o que mais gostava, que era mostrar seu talento. Viva Jorge Lafond”, aplaudiu o produtor.

PUBLICIDADE
Símbolo de uma era de afirmação e um artista negro talentoso, no humor e na irreverência, Jorge Lafond estaria completando 71 anos (Reprodução/Internet)

História

Em 1974, Jorge Lafond fez parte do corpo de bailarinos da revista eletrônica “Fantástico” da Rede Globo. Depois, trabalhou no programa humorístico de Jô Soares, o “Viva o Gordo”. Ainda na Globo, fez parte do elenco do musical infantil “Plunct Plact Zuuum”. Ainda na década de 1980, fez o papel de Bob Bacall no folhetim “Sassaricando” da Globo. Nos anos 1990, ingressou no programa “Os Trapalhões”, a convite de Renato Aragão. Seu personagem era o “Soldado Divino”, da tropa do Sargento Pincel.

Sensível em sua arte e afirmativo na postura de um homem gay, Jorge Lafond enfrentou preconceitos, mas, quebrou barreiras em plena ditadura nos anos 1970 (Reprodução/Internet)

Mas, seu personagem icônico foi “Vera Verão”, do longevo “A Praça É Nossa” do SBT. Na emissora, Jorge imortalizou o jargão: “Êeeeeeepa! “Bicha, não! Eu sou uma quase mulher!”. Outro campo artístico que era a verdadeira paixão de Jorge Lafond foram os desfiles de Carnaval. O artista costumava desfilar, praticamente, seminu nas passarelas do Rio de Janeiro e São Paulo, e foi durante um desfile da Imperatriz Leopoldinense que Lafond parou a Marquês de Sapucaí ao desfilar nu.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.