‘Pastorinhas de Borba’ se apresentam em Manaus e resgatam tradição do Auto de Natal

Apresentação das Pastorinhas di Borba. (Divulgação)

Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – Como forma de resgatar e manter viva a tradição das apresentações do Auto de Natal realizadas no interior do Amazonas, o grupo ‘Pastorinhas de Borba’, na versão formada por integrantes do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), do bairro Aparecida, em Manaus, realizam mais uma apresentação nesta terça-feira, 21, na Paróquia São Lázaro, bairro de mesmo nome, zona Sul. A apresentação acontece às 19h.

Leia mais: Espetáculo que marca os 125 anos do Teatro Amazonas promete emoção, nostalgia e criatividade

PUBLICIDADE

De acordo com o produtor do evento, Otávio di Borba, o auto conta a história do nascimento de Jesus Cristo em forma de teatro musical. A encenação terá duração de, aproximadamente, 45 minutos, com cerca de 35 participantes. “Teremos um ‘cordão vermelho’ e um ‘cordão azul’. Essa distribuição representa o Oriente e o Ocidente. Eu farei o papel de um pastor-guia e vou chamando todos personagens para cena. É importante lembrar da tradição que as ‘Pastorinhas’ têm na história cultural do município de Borba e do Estado do Amazonas. Somos 35 pessoas engajadas em manter isso vivo”, declara o produtor.

A ideia do evento, segundo Borba, surgiu de um projeto de resgate do folclore e da cultura borbense. Em 2017, algumas das melodias que eram tocadas na época de origem do evento foram apresentadas aos idosos do Ceci, que reconheceram as músicas e se interessaram em realizar uma versão das “Pastorinhas” em Manaus, para o Natal.

Otávio di Borba posa com demais participantes das Pastorinhas. (Divulgação)

“Essa geração desconhece esse fenômeno das Pastorinhas. Os idosos, na juventude, brincaram muito e viveram a época das ‘Pastorinhas’, que envolve todo um momento de comunhão e partilha. É como se eles fossem protagonistas da própria história ao realizar este evento”, comenta Otávio di Borba.

Segundo o produtor, tudo é feito com muita dedicação. “Fazemos o cenário, executamos uma parte teatral. Esse projeto foi feito, inicialmente, para Borba com artistas borbenses e veio para Manaus. Minha mulher é assistente social e eu sempre apoiei ela em toda essa parte social que ela desenvolve com idosos. O resultado é algo surpreendente que encanta a todos”, finalizou Otávio ao lembrar que a apresentação é coordenada pela assistente social Lucineide Ribeiro.

Criação

‘Pastorinhas de Borba’ é uma das vertentes do projeto “Quatipuru”, criado em 1997 pelo então componente da Banda Carrapicho, o músico e assistente social Ótávio di Borba e que, atualmente, faz parte do grupo musical Raízes Caboclas. O projeto resgata e promove a cultura borbense e do Amazonas, envolvendo crianças, adolescentes, envelhecentes e idosos.

Leia mais: Cantando em feira, menina de 10 anos encontra governador, recebe convite e estreia no palco do Teatro Amazonas

Por ser de cunho social, as “Pastorinhas de Borba” têm no seu principal objetivo desenvolver com idosos e envelhecentes a inclusão social, a autoestima, a estimulação cognitiva e o fortalecimento da família para uma melhor qualidade de vida.

Assista ao vídeo de uma das apresentações:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.