Pelé: único futebolista a conquistar três Copas do Mundo

Será possível repetir três Copas do Mundo, como somente Pelé fez? (Reprodução/Internet)
Celso Martins – Especial para a Revista Cenarium

MANAUS – O mítico e lendário jogador Pelé, décadas após sua aposentadoria, ainda continua sendo o nome mais vezes mencionado quando alguém é questionado sobre “quem é o melhor jogador da história do futebol”. Ora, além dos mais de 1.200 gols profissionais e de ter sido, durante mais de dez anos, o melhor jogador do mundo, até que ponto o peso de ser o único futebolista a conquistar três Copas do Mundo também não é um fator diferenciador para outros grandes nomes como Maradona, Messi ou Cristiano Ronaldo?

De fato, ainda muito recentemente, como disponível nas national bets, foi possível apostar na vitória de Mbappé em sua segunda Copa do Mundo conquistada. Porém, com a derrota contra a Argentina, a realidade é que Messi conseguiu consolidar seu posicionamento no debate sobre “quem será realmente o Goat do esporte rei”? Em uma rápida busca, iremos aprofundar que futebolistas poderão ameaçar o recorde histórico que Pelé deixou nas Copas do Mundo pelo Brasil. Alguém será capaz de igualar o feito de ganhar três Copas como futebolista?

Antes da final da Copa do Mundo, um dos pontos de maior destaque, na análise, estaria na potencial ameaça que Mbappé seria para esse recorde de Pelé como vencedor de 3 Copas do Mundo. Até porque, em caso de vitória contra a Argentina, Mbappé, com apenas 23 anos, e jogando pela poderosa seleção francesa, iria ter duas Copas do Mundo conquistadas. Contudo, a realidade é que, mesmo com três gols no jogo decisivo, o jovem jogador francês não conseguiu dar esse importante passe em sua corrida para o “Goat status”.

PUBLICIDADE

Porém, a verdade é que, nesse momento, avaliando por seu potencial e força de sua seleção, bem como mentalidade vencedora das duas últimas décadas, é previsível que Mbappé possa, já na Copa do Mundo 2026, ameaçar, novamente, uma segunda Copa. Será muito interessante compreender como, nos próximos quatro anos, o jovem jogador irá amadurecer. Poderá, como Pelé, e após Messi e Ronaldo, ser o jogador mais denominador do futebol mundial na próxima década? 

Messi precisará de mais Copas do Mundo para se aproximar de Pelé?

Claro que o argumento de Copas do Mundo conquistadas é essencial para elevar Pelé a um estatuto que mais nenhum outro futebolista conseguiu alcançar. Porém, será que, realmente, Messi precisaria ganhar mais Copa do Mundo para se aproximar do lendário jogador brasileiro? Uma vez que o astro brasileiro jogou grande parte de sua carreira, no Santos, não se sabe, ao certo, como iria em uma Champions League. 

Porém, a realidade é que Messi terá esses fatores, a favor, nessa corrida. Indo até mais além do que Maradona em suas conquistas coletivas e individuais – ao mesmo tempo que domina o futebol mundial durante, praticamente, 20 anos – a realidade é que esses argumentos também terão alguma força em termos comparativos.

Porém, se as diferentes fases nas carreiras não permitem que haja uma comparação justa, a realidade é que poucos duvidam que Messi já poderá ser considerado o melhor jogador do presente século. Mas, teremos outros nomes como Mbappé ameaçando essa liderança?

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.