Pesquisas apontam Arthur Virgílio como o mais cotado para assumir única vaga no Senado pelo AM

Pré-candidato ao Senado federal Arthur Virgílio Neto (PSDB) (Reprodução/Internet)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Pesquisas realizadas nos últimos dias apontam o pré-candidato Arthur Virgílio Neto (PSDB) como o nome mais cotado para ocupar a única vaga no Senado pelo Estado do Amazonas. Segundo dados do Instituto Nacional Real Time Big Data Arthur aparece com 22% das intenções de voto. Com resultado semelhante, na pesquisa realizada pelo Direto ao Ponto Pesquisas, o pré-candidato aparece com 25,3% das intenções.

Em pesquisa estimulada (quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos), o Big Data mostra que Arthur deixa para trás nomes como Omar Aziz (PSD) e Coronel Menezes (PL), ambos com 16% das citações; Luiz Castro (PDT) com 10% e Chico Preto (Avante) com 7%.

Segundo dados da pesquisa quantitativa (coleta de informações de natureza numérica analisadas ​​por métodos estatísticos) realizada pelo Direto ao Ponto Pesquisas, logo após Arthur Virgílio Neto, o nome de Omar Aziz (PSD) aparece com 23%, seguido de Coronel Menezes (PL) com 14,7% das intenções, Chico Preto (Avante) marcando 10,4% e Luiz Castro (PDT) citado com 5,5% das intenções dos votos.

PUBLICIDADE
Segundo dados do Instituto Nacional Real Time Big Data, Arthur aparece com 22% das intenções de voto (Reprodução/Big Data)

Cenário

Conforme levantamento do Direto ao Ponto Pesquisa, Arthur aparece em situação de vantagem em quase todas as zonas eleitorais da capital: Norte, Centro-Sul, Centro-Oeste, Oeste e Leste. A configuração muda apenas na Zona Sul, em bairros como Betânia, Crespo, Japiim, Petrópolis, São Francisco, São Lázaro e Centro.

Para o sociólogo e analista político Carlos Santiago, a preferência pelo nome de Arthur Virgílio quando a pauta é a ocupação da vaga para Senado se deve ao fato de Arthur ter se tornado uma “referência nacional pelo desempenho como tribuno do Congresso Nacional”, além das atuações parlamentares.

O senador Arthur Virgílio é de uma família tradicional na política amazonense e tem uma referência nacional pelo seu desempenho como tribuno do Congresso Nacional. Na condição de deputado federal e também de senador da República, Arthur tem uma imagem muito mais ligada ao parlamento que ao Executivo, à gestão pública, até porque ele passou muito mais tempo de sua vida no parlamento do que nas administrações municipais“, considera o analista político que complementa:

“Pela tradição familiar, pelo desempenho que sempre teve no Congresso Nacional, como líder de governo, como líder de oposição, um parlamentar atuante polêmico, ele, hoje, tem indicadores positivos nas pesquisas que estão publicadas“, afirma.

Arthur lidera a pesquisa Direto ao Ponto com 25,3% das intenções de votos (Reprodução/Direto ao Ponto)

Em relação ao embate com o pré-candidato Omar Aziz, nome mais próximo a Arthur em relação ao percentual obtido nas pesquisas, o profissional considera que “Omar é bem competitivo, aliás, ele venceu todas as eleições que disputou com ajuda das máquinas públicas da época ou da sua própria condição de gestor. Mas Arthur sempre teve muito fôlego para disputar e também vencer eleições e já venceu, inclusive, eleição sem qualquer apoio oficial, porque sempre teve uma imagem e uma narrativa favorável às suas atuações ao Congresso Nacional e defensor incansável da Zona Franca”, pondera Santiago.

Na leitura da jornalista e cientista política Liege Albuquerque, embora o nome de Arthur esteja liderando as pesquisas que antecedem o pleito, é necessário ponderar que em âmbito político tudo pode mudar. “Penso que a atuação de Arthur em defesa da Zona Franca é um dos fatores que influencia nisso, mas não devemos esquecer que os outros políticos também defendem, exceto o Coronel Menezes. Além disso, o pleito ainda está distante e o embate entre ele e Omar já é esperado“, ressalta Liege.

Dados da Metodologia

A pesquisa feita pelo Real Time Big Data, entre os dias 27 e 28 de maio, teve como foco os eleitores do Estado do Amazonas com uma média de 1.500 entrevistas. Segundo o Big Data, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança em 95%.

O levantamento tem como participantes uma média de 52% de mulheres e 48% de homens. Destes, 18% são pessoas de 16 a 24 anos, 24% com 25 a 34 anos, 23% na faixa etária de 35 a 44 anos e 22% na faixa de 45 a 59 anos, finalizando com 13%, que apresentam 60 anos ou mais.

A pesquisa compreende as cidades de Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Autazes, Coari, Tefé, Parintins, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Tabatinga, Benjamim Constant, Eirunepé, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira.

Na Direto ao Ponto Pesquisas, 1.530 pessoas foram ouvidas, sendo 530 na região metropolitana ou interior (Rio Preto da Eva, Novo Airão, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Autazes, Careiro, Careiro da Várzea e Iranduba). Na capital, 1.000 pessoas foram ouvidas.

A margem de erro da pesquisa, segundo o Direto ao Ponto, é de 2,55% para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95,5%. O trabalho de campo foi realizado entre os dias 9 e 12 de maio deste ano.

Perfil

Nascido em Manaus, em 15 de novembro de 1945, Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro é considerado um dos parlamentares mais influentes do Brasil. Diplomata e sociólogo, Arthur é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e presidente do partido no Amazonas.

Arthur Neto foi eleito prefeito de Manaus por três vezes, 1989 a 1993, em 2012, com 65,95%, (603.483 votos), e 2016 com 55,96% (581.777) votos. O amazonense passou pela Secretaria-Geral da Presidência da República e também atuou como deputado federal pelo Amazonas. No período de 2003 a 2011 esteve como senador da República pelo Amazonas.

Clique aqui para acessar a pesquisa Real Time Big Data.

Clique aqui para acessar o Direto ao Ponto Pesquisas.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.