Políticos do AM discutem com Lula ações para as áreas de riscos em Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou projetos que precisam de recursos junto ao governo federal (Ricardo Stuckert/PR)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – Em busca de agilidade no apoio às vítimas dos deslizamentos de terras causados pelas intensas chuvas, lideranças políticas do Amazonas estiveram, nesta terça-feira, 14, em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do governo federal para apresentar projetos que precisam de recursos, junto ao governo federal, para auxiliar nas ações voltadas às famílias impactadas pelo deslizamento de terra ocorrido no domingo, 12, na capital.

Entre os políticos que estiveram na reunião estão o senador Omar Aziz (PSD-AM), o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), além de outros parlamentares do Amazonas.

Na imagem, da esquerda para a direita, o vereador de Manaus, Sassá; o prefeito de Manaus, David Almeida; o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o vice-governador do AM, Tadeu de Souza; e o deputado estadual Sinésio Campos (Reprodução/Instagram)

“O presidente ouviu o prefeito e também falei um pouco da situação das encostas, e o prefeito [David Almeida] já entrou com um pedido de apoio a um número bastante expressivo de encostas que correm perigo. O presidente irá se reunir com o ministro das Cidades, Jader Filho, e o ministro da Integração, Waldez Góes, para liberar essa ajuda financeira para Manaus conter este problema”, explicou Omar.

PUBLICIDADE

“Ontem mesmo o prefeito preparou o decreto de estado de calamidade, e nós homologamos, sumariamente, aqui e, já com equipes lá em Manaus, nós, do governo federal e Prefeitura, estamos trabalhando nos planos de ajuda humanitária, no restabelecimento (da área) e também na reconstrução. Aquilo que for necessário reconstruir, o Governo Lula vai apoiar a Prefeitura de Manaus”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

De acordo com o ministro, a expectativa é, agora, agilizar os trâmites para a liberação dos recursos com a máxima agilidade, ressaltando que o governo federal retomou, fortemente, a agenda de resposta a desastres, assistindo às prefeituras nesses casos emergenciais.

“Nós trouxemos a Brasília todo o Plano de Prevenção de Manaus. As conversas com o governo federal foram muito produtivas e tratamos, exclusivamente, de assuntos de interesse da população de Manaus. Os recursos de apoio e prevenção a desastres serão liberados de forma agilizada e serão fundamentais para nossas ações. Estou muito feliz com o que vi e ouvi”, disse David Almeida.

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, publicou, em suas redes sociais, os assuntos tratados com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e das Cidades, Jader Filho.

“Estive nesta terça-feira, em Brasília, junto do prefeito de Manaus David Almeida, representando o governador Wilson Lima, numa agenda superimportante, para tratar de assuntos relevantes ao nosso Estado, como a cheia dos rios e as chuvas fortes que atingem o Amazonas nesse período. […] Na pauta, [esteve] o apoio do governo federal em relação às famílias atingidas pelas chuvas na capital amazonense e o problema da moradia nas áreas de risco”, publicou.

“Ainda na capital federal, tivemos uma audiência com o presidente Lula. Durante o encontro, ressaltei a importância de termos um plano de prevenção para o Amazonas; uma vez que, segundo o Serviço Geológico do Brasil, o nosso Estado tem altos índices de alertas relacionados a enchentes e desabamento de encostas, além de ter passado por cheias recordes nos últimos anos”, conta o vice-governador.

Agilidade

Omar Aziz reforçou a necessidade de dar celeridade ao tema e que irá cobrar essas e outras questões que impactam, diretamente, na situação das famílias que, atualmente, vivem em áreas de alto risco.

“O problema do déficit habitacional é algo para médio prazo, infelizmente, não vai se resolver do dia para a noite, mas tem que fazer ‘Minha Casa, Minha Vida’ e dar prioridade para essas pessoas que estão nas áreas de risco. Ninguém vai para uma área dessa porque gosta, vai por necessidade e a necessidade, muitas vezes, leva a esse tipo de desastre em que a gente perdeu várias vidas, infelizmente”, lamentou Omar.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, a decisão de pleitear recursos do presidente da República vem da necessidade de reforçar as ações de enfrentamento aos problemas decorrentes das fortes chuvas.

A Prefeitura de Manaus destacou que os recursos irão somar a outros investimentos que já estão sendo realizados pela atual gestão, na limpeza e desassoreamento de igarapés, recuperação e construção de redes de drenagens profundas e superficiais, contenção de voçorocas, entre outras ações que reduzam os casos de alagamentos ou desbarrancamentos.

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.