Ponte suspensa desaba na Índia e deixa ao menos 137 mortos, incluindo 50 crianças

Ponte suspensa da era colonial desabou no estado ocidental de Gujarat, na Índia (Reprodução)
Com informações do Infoglobo

MANAUS – Ao menos 137 pessoas morreram na Índia nesse domingo, 30, incluindo cerca de 50 crianças — a mais nova com dois anos de idade —, após uma ponte suspensa da era colonial desabar sobre o Rio Machchu, no Estado de Gujarate, informou a polícia nesta segunda-feira. O acidente aconteceu por volta das 18h15 (10h15 em Brasília). As autoridades disseram que cerca de 500 pessoas estavam na ponte celebrando um feriado religioso quando os cabos que seguravam a estrutura cederam.

“Vi a ponte desmoronar diante dos meus olhos”, disse uma testemunha que trabalhou durante a noite tentando resgatar pessoas. “Foi traumático quando uma mulher me mostrou uma foto de sua filha e me perguntou se eu a havia resgatado. Não pude dizer a ela que sua filha havia morrido”.

Cerca de 500 pessoas , incluindo mulheres e crianças, estavam na ponte celebrando uma edição do Diwali, o festival religioso das luzes, quando os cabos que sustentavam a estrutura cederam, fazendo com que caísse sobre o rio, de acordo com autoridades locais citadas pela mídia.

PUBLICIDADE

Vídeos divulgados que ainda não foram verificados mostraram pessoas penduradas nos restos da estrutura, no escuro, e outras tentando nadar até a margem para se proteger.

Sem certificado de segurança

A ponte suspensa de 233 metros, construída na época do domínio do império britânico, foi aberta esta semana ao público, após sete meses de reparos. A emissora NDTV informou que a ponte reabriu na quarta-feira, apesar de não ter um certificado de segurança e que imagens de vídeo de sábado mostraram que ela balançava.

As autoridades lançaram uma operação de resgate após o colapso com submarinos enviados para a área para encontrar os desaparecidos. O primeiro-ministro Narendra Modi, que visitava Gujarate, anunciou uma indenização para as famílias das vítimas e dos feridos no acidente.

“As operações de socorro e resgate estão em pleno andamento e toda a assistência necessária está sendo fornecida aos afetados”, disse Modi no Twitter.

Dezenas de soldados do exército e da marinha estiveram envolvidos na operação de resgate. As autoridades planejavam parar a água da barragem de controle próxima e usar bombas para esvaziar o rio e acelerar a operação de busca.

Acidentes anteriores

Acidentes de infraestrutura, incluindo pontes, são comuns na Índia, pois muitas estruturas são antigas e sofrem com a falta de manutenção.

Um viaduto desabou em 2016 no meio de uma rua movimentada na cidade de Calcutá, deixando pelo menos 26 mortos. As equipes de resgate retiraram cerca de uma centena de pessoas debaixo dos enormes blocos de cimento e metal.

Em 2011, pelo menos 32 pessoas morreram quando uma ponte lotada de pessoas que participavam de um festival desabou no nordeste do país, a cerca de 30 quilômetros de Dajeerling. Menos de uma semana depois, 30 pessoas morreram quando uma ponte de pedestres sobre um rio no estado de Arunachal Pradesh, também no nordeste, desabou.

Em 2006, outra ponte de 150 anos no estado de Bihar desabou sob um trem de passageiros, deixando pelo menos 34 vítimas.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.