Por R$ 1,09 bilhão, ponte do Governo Braga é mais cara que da China

À esquerda, a ponte sobre o Rio Negro, no Amazonas-Brasil. À direita, a ponte da baía de Hangzhou, na China (Thiago Alencar/CENARIUM)
Paula Litaiff – Da Revista Cenarium

MANAUS – O preço por quilômetro da ponte sobre o Rio Negro, com 3.595 metros, foi duas vezes mais caro do que a ponte da baía de Hangzhou, na China, considerada uma das maiores do mundo, com 36 mil metros, de acordo com notícia do jornal Diário do Amazonas, publicada em novembro de 2009, na gestão do então governador Eduardo Braga, hoje, senador e candidato ao Governo do Amazonas.

De acordo com informações da imprensa internacional, o preço da ponte chinesa, citada pelo Jornal Diário, quando de sua inauguração, em 1° de maio de 2008, foi avaliado em US$ 1,78 bilhão (dólares), ou R$ 2,94 bilhões (reais) na cotação da época. Ou cerca de R$ 81,7 milhões por quilômetros, sendo 30% de recursos da iniciativa privada. 

Ponte da baía de Hangzhou, na China, e ponte Rio Negro, no Amazonas-Brasil (Emerson Monteiro/CENARIUM)

A ponte sobre o Rio Negro, até 2009, já tinha um custo de R$ 861 milhões e cada quilômetro já custava, em média, R$ 215,2 milhões, tudo pago com recursos públicos.

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Diferenças estruturais

Detalhes foram destacados da outra ponte, à época: a ponte chinesa possui seis faixas de trânsito, contra apenas quatro da ponte sobre o Rio Negro; a ponte chinesa foi feita para resistir à erosão do sal, dos ventos e das ondas fortes do mar, o que não ocorre na com a ponte Rio Negro. 

Segundo órgãos de engenharia, a ponte Rio Negro é considerada a maior ponte estaiada do Brasil. Sua construção consumiu 20 mil toneladas de aço, mais de um milhão e meio de sacas de cimento, 47 mil metros cúbicos de base solo-areia-seixo e 72 mil toneladas de revestimento betuminoso. 

Informe oficial

Trata-se de uma estrutura que, de acordo com informe oficial divulgado pelo Governo do Amazonas na inauguração, em 2011, custou R$ 1,099 bilhão – dos quais, R$ 513 milhões foram pagos pelo Governo do Amazonas e R$ 586 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em 2017, em rede social, Braga disse que os aditivos que aumentaram o preço da Ponte Rio Negro, de R$ 574.826.098,12 para mais de R$ 1,09 bilhão foram no governo de seu ex-vice-governador e, também, senador Omar Aziz (PSD). Omar rebateu e disse que quando assumiu o governo, em abril de 2010, já encontrou todos os aditivos encaminhados, discutidos e aprovados pelo governo de Braga.

Ponte chinesa

A ponte da baía de Hangzhou é uma das maiores pontes estaiadas que atravessa a baía de Hangzhou, na costa leste da China. A ponte contém 36.000 metros de comprimento.

O plano original da ponte era para começar de Jinshan, um subúrbio de Xangai (Reprodução)

A ponte conecta dois importantes centros econômicos da China: Xangai e Ningbo, na província de Zhejiang. Ela reduzirá em 120 quilômetros a distância entre as duas cidades, bem como o tempo de viagem de carro, que cairá de quatro para duas horas. Foi aberta ao tráfego no dia 1° de maio de 2008. 

Essa ponte sofreu diversos estudos de viabilidade e foi, finalmente, aprovada em 2003. O plano original era para a ponte começar de Jinshan, um subúrbio de Xangai. Depois foram levantadas objecções pelo governo municipal de Xangai, no entanto, foi deslocado para o território sul da Província de Zhejiang. Ela corta a distância a partir de Xangai até Ningbo.

Considerando que, anteriormente, a viagem de Ningbo e Xangai envolvia um desvio de aproximadamente 400 quilômetros (249 milhas), a ponte reduz a distância para 80 quilômetros (50 milhas), uma redução de 320 quilômetros (199 milhas). O resultado é que Ningbo, com o seu porto em Beilun, será capaz de competir com Xangai Pudong, do porto de frete marítimo internacional.

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