Prefeitos deixam Braga para seguir com Wilson Lima no segundo turno das eleições no AM

(Arte:Mateus Moura)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador e candidato à reeleição Wilson Lima (União Brasil) recebeu, nessa quarta-feira, 5, o apoio dos prefeitos Paulino Grana (PSDB) e Regis Nazaré (Republicanos), respectivamente, das cidades de Silves e Anori, no interior do Amazonas. Os gestores são ex-apoiadores do senador Eduardo Braga (MDB), adversário de Lima no segundo turno das Eleições 2022 no Estado.

“Bem-vindos ao time 44, prefeitos Paulino e Regis! Vamos juntos trabalhar em prol do povo de Silves, Anori e de todo o Amazonas”, escreveu o governador Wilson Lima, em uma publicação nas redes sociais após se reunir com os gestores.

(Reprodução)

O apoio dos prefeitos é considerado importante, principalmente, porque o governador do Amazonas não obteve a liderança de votos nas cidades. Tanto em Anori quanto em Silves, Eduardo Braga foi o candidato mais votado com, respectivamente, 5.016 e 3.527 votos. Wilson Lima, por outro lado, recebeu 2.170 votos em Anori e 1.659 em Silves.

PUBLICIDADE

Na maioria das cidades do Amazonas, o governador Wilson Lima venceu em 49 delas, incluindo a capital Manaus. Ao todo, o candidato à reeleição alcançou 42,82% dos votos válidos (819.784 votos). Com Silves e Anori, Eduardo Braga contabilizou o total de 13 municípios em que conseguiu vitória e chegou a 20,99% dos votos válidos (401.817 votos) no Estado.

Debandada

A confirmação do apoio dos prefeitos a Wilson Lima também escâncara a debandada enfrentada por Eduardo Braga, isso porque os dois gestores já haviam aparecido em público ao lado do senador. Em uma das ocasiões, o próprio prefeito de Silves, Paulino Grana, fez questão de tirar uma foto com o emedbista. A imagem foi compartilhada nas redes sociais de apoiadores.

O senador Eduardo Braga ao lado do prefeito Paulino Grana (Reprodução)

O prefeito de Anori, Regis Nazaré, também costumava aparecer em público com o senador Eduardo Braga e publicar fotos com o emedbista nas redes sociais. O gestor da cidade chegou a ir para a convenção partidária do MDB, em 5 de agosto deste ano.

Com as camisas da cor azul, Eduardo Braga (à esq) e Regis Nazaré, ao lado do prefeito de Parintins, Bi Garcia (à dir) – (Reprodução)

Leia também: Em reunião de apoio a Wilson Lima, David Almeida pede para eleitores manterem Braga em Brasília

Arrancada

Com a presença de lideranças políticas e apoiadores, o governador Wilson Lima reuniu mais de 10 mil pessoas no primeiro evento político do segundo turno das Eleições 2022. O encontro, intitulado “Arrancada da Vitória”, foi realizado na noite dessa quarta-feira, 6, na casa de show Copacabana, situada na Avenida do Turismo, na zona Oeste da capital amazonense.

Veja também: ‘Arrancada da Vitória’: Wilson Lima realiza primeiro comício do 2º turno e reúne mais de 10 mil apoiadores

Vitorioso no primeiro turno, ao receber quase 820 mil votos e ter a preferência dos eleitores de 49 dos 62 municípios do Estado, Wilson Lima foi ovacionado ao chegar no comício e falou sobre os planos de campanha para a segunda e decisiva etapa do pleito.

Vencemos em 80% do Estado do Amazonas, o povo deu um recado muito firme em dizer o que ela quer e o que ele não quer (…) Precisamos trabalhar nesse segundo turno com a mesma alegria que a gente venceu no primeiro turno e foi uma vitória linda, uma vitória histórica. E nós estamos trabalhando para construir a maior vitória que esse povo já viu”, declarou o candidato ao governo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.