Caso suspeito de varíola dos macacos é investigado pela Prefeitura de SP; paciente é uma mulher de 26 anos

Paciente é uma mulher de 26 anos sem histórico de viagem recente ou contato com pessoas infectadas (Reprodução)

SÃO PAULO – A Prefeitura de São Paulo monitora um caso suspeito de varíola dos macacos desde o último dia 4. A paciente é uma mulher de 26 anos que, segundo investigação preliminar, não tem histórico recente de viagem e nem contato com outras pessoas infectadas.

Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde, a mulher está internada, em isolamento, em um hospital público da cidade. Seu estado de saúde é estável, segundo a pasta.

Vírus da varíola dos macacos ampliado em microscópio
Vírus da varíola dos macacos ampliado em microscópio (Cynthia S. Goldsmith/Russell Regner/CDC/AP/dpa/picture alliance)

O órgão está monitorando também as pessoas do convívio da paciente.

PUBLICIDADE

No Brasil, há três casos suspeitos em investigação. Os dois primeiros casos foram informados na última segunda-feira, 30, pelo Ministério da Saúde, um no Ceará e outro em Santa Catarina. O terceiro paciente mora no Rio Grande do Sul.

Diante dos primeiros casos suspeitos, o Ministério da Saúde tem afirmado que “está em contato com Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”.

O governo federal criou uma sala de situação para acompanhar o avanço da doença.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.