‘Prêmios Literários Cidade de Manaus’: inscrições abertas com nova categoria regional

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril de forma virtual (Altemar Alcântara / Semcom)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – O ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus’, um dos concursos literários mais aguardados por profissionais da escrita não só do Amazonas como em todo Brasil, já está com inscrições abertas. O lançamento da edição 2022 ocorreu nesta sexta-feira, 11, no salão de entrada do Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro (praça Dom Pedro II).

O prêmio, que neste ano apresenta algumas mudanças, visa reconhecer, incentivar e premiar financeiramente as obras vencedoras, e assim, estimular a escrita.

PUBLICIDADE

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril de forma virtual e gratuita no site https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, além de ser uma ferramenta de reconhecimento o concurso também revela novos talentos literários.

Presidente do Concultura Tenório Telles (Altemar Alcântara / Semcom)

“Os escritores têm nos Prêmios Literários uma grande oportunidade. É um concurso de literatura que objetiva estimular os profissionais da escrita de nossa terra e do país. Ao mesmo tempo em que reconhece o trabalho criativo e o talento, premia as obras vencedoras. Outro aspecto é o fato de ser uma vitrine para os autores já em processo e uma porta para a revelação de novos criadores”, enfatiza Tenório.

Categorias e inovações

Para melhor atender as demandas do setor o prêmio passou por fusões de categorias, agora conta com uma nova categoria regional, o chamado “Prêmio Djalma Batista”, voltado para o melhor texto com temática amazônica. A volta da impressão em papel das obras vencedoras também marca a edição 2022 do concurso.

Por conta da fusão, o prêmio que anteriormente possuía vinte categorias, agora apresenta nove. Segundo informações do Concultura, a motivação da mudança “é que certas categorias vinham tendo ausência de inscrições, além de seis delas não terem tido vencedores na última edição”.

A premiação abrange obras como romance ou novela, contos e crônicas, poesia, ensaio, memória e jornalismo literário, literatura infantojuvenil, teatro e regionais, ensaio sobre tradições populares e texto de temática amazônica.

Cartaz da última edição da premiação (Altemar Alcântara / Semcom)

Os prêmios em dinheiro permanecem em R$ 5 mil para as categorias nacionais, (Prêmio Álvaro Maia, Prêmio Arthur Engrácio, Prêmio Violeta Branca Menescal, Prêmio Samuel Benchimol, Prêmio Áureo Nonato, Prêmio Alfredo Fernandes, Prêmio Álvaro Braga) unificadas, e R$ 3 mil para as regionais (Prêmio Mario Ypiranga Monteiro e Prêmio Djalma Batista).

Edições

O ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus’, existe há 16 anos. Na última edição realizada em 2021, o concurso literário teve o número recorde de 710 inscritos, o maior dentre todas edições lançadas. Em dezembro do ano passado foi efetuado o pagamento de todos os vencedores em nível nacional e regional.

À época, a escritora Sandra Maria Godinho Gonçalves, uma das vencedoras na categoria nacional de romance ou novela celebrou a oportunidade e recebeu o prêmio como ferramenta de afirmação em meio ao mercado literário.

“O concurso foi muito disputado e para nós, que estamos em busca ainda de um reconhecimento, de uma afirmação dentro do mercado editorial e concebidos dentro da categoria de escritor, eu acredito que é uma oportunidade única e sou muito grata”, destacou Sandra que retratou um romance nas ruínas de Paricatuba, em Iranduba, município do Amazonas.

Para ler detalhadamente o edital, acesse Prêmio Literário Cidade de Manaus e confira o regulamento.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.