Presidente da Câmara de Manaus acompanha estragos causados por temporal

A tragédia ocorreu em decorrência do desabamento de um barranco que atingiu 11 casas (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Eduardo Figueiredo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André, manifestou solidariedade às famílias atingidas pela tragédia que deixou oito pessoas mortas no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. Em nota enviada nesta segunda-feira, 13, o vereador afirma que está acompanhando os estragos causados pelas chuvas, que atingiram a cidade nesse domingo, 12.

Em Manaus, de acordo com a última atualização da Defesa Civil do município, a média de chuva nas últimas 24 horas foram de 97,2 milímetros (mm). Na zona Leste, área onde ocorreu a tragédia, foram registrados 102,6 mm de chuva. Segundo o órgão, o mês de março é considerado o mais chuvoso, com média de 251 mm.

Neste momento difícil, a CMM se coloca ao lado das famílias, para tentar diminuir a dor e prejuízo causados pelo desastre, acompanhando a situação dos estragos causados pelas chuvas, não só na comunidade Nova Floresta, mas também em outros bairros e zonas da capital amazonense, e os trabalhos das autoridades municipais”, afirma o vereador, em nota.

PUBLICIDADE
Três pessoas foram resgatadas com vida e mais de 70 famílias estão desabrigadas.(Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A tragédia ocorreu em decorrência do desabamento de um barranco que atingiu 11 casas, que ficavam na parte abaixo do precipício. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foram acionados e fizeram o resgate de oito vítimas. Entre elas, quatro crianças e quatro adultos. Uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos. Três pessoas foram resgatadas com vida e mais de 70 famílias estão desabrigadas.

Mais de 70 famílias ficaram desabrigadas (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Calamidade

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou a publicação do decreto de calamidade pública. A situação de calamidade pública é decretada para tornar mais célere a alocação de recursos emergenciais para situações de danos à saúde pública. No anúncio, o prefeito de Manaus também informou que está em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Amanhã, tenho uma audiência com o presidente Lula, conseguimos por meio do senador Omar Aziz. Nós já tínhamos essa reunião marcada por meio da Frente Nacional dos Prefeitos, mas ele vai me receber pessoalmente”, informou.

Leia também: Prefeito de Manaus anuncia calamidade pública após deslizamento de barranco

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.