Primeiro debate entre pré-candidatos à Prefeitura de Manaus será realizado na OAB-AM

Representação de um debate político (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)
Jessika Caldas – Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – O primeiro debate entre pré-candidatos a Prefeitura de Manaus ocorrerá na sexta-feira, 12, às 18h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), localizada na Avenida Umberto Calderaro, 2000, no bairro Adrianópolis, zona Sul da capital.

Quatro dos sete pré-candidatos convidados confirmaram presença: deputado federal Capitão Alberto Neto (PL); deputado federal Amom Mandel (CDD/PSDB); Maria do Carmo Seffair (Novo) e deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza). Além deles, foi chamado o prefeito David Almeida (Avante), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), ambos não responderam a solicitação até o momento. Houve convite também para as federações do PSOL/Rede e PT/PCdoB/PV, que estão em um impasse sobre qual pré-candidato irá representá-los.

Dos sete convidados apenas 4 se manifestaram e aceitaram participar do debate

Na segunda-feira, 8, a organização do evento irá realizar uma reunião com os pré-candidatos para aprovarem as regras do debate. O evento irá iniciar com perguntas de jornalistas, da audiência online e por fim o enfrentamento direto entre os pré-candidatos.

PUBLICIDADE

A mesa examinadora do debate avaliará os pedidos de resposta. Nesse papel de aprovar ou reprovar os pedidos, estão os jornalistas e professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Ivânia Vieira, Mirna Feitoza e Allan Rodrigues, juntamente com os advogados Fued Neto, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-AM, e Jerry Dias, que também é membro da comissão.

O debate será mediado pela idealizadora da Cynthia Blink e será transmitido atraves do Instagram @cynthiablink, YouTube do portal Diário da Capital e pela rádio Mix Manaus, na 100,7.

Quem desejar assistir presencialmente o embate político poderá se inscrever através do link: https://linktr.ee/debatepolitico. As vagas são limitadas. O evento é gratuito.

Deputado federal Capitão Alberto Neto (PL)

Alberto Cavalcante Neto é natural de Fortaleza, Ceará, foi aprovado no concurso de Oficiais da Polícia Militar do Amazonas e ingressou na Academia de Polícia Militar Coronel Neper de Alencar, em 2010, onde se tornou Bacharel em Segurança Pública, diploma conferido durante a Formação como Oficial da Polícia Militar. Possui dois filhos, frutos do seu primeiro casamento, Rayssa e Felipe. Hoje é casado com a soldado da PM Fernanda Rodrigues. Foi eleito deputado federal em 2018 e em 2022 se reelegeu com mais de 140 mil votos, sendo a maior votação do estado na época

Deputado federal Amom Mandel (CDD/PSDB)

Amon Mandel nasceu em Recife, em Pernambuco, é filho da magistrada Elza Vitória de Sá Peixoto Pereira de Mello e do auditor fiscal Amon Mandel Lins e neto do desembargador Domingos Jorge Chalube. Ele é empresário, ativista das causas ambientais e sociais. Foi vereador de Manaus pelo podemos no período de 2020 a 2023, quando concorreu para deputado federal e foi eleito com mais de 280 mil votos

Maria do Carmo Seffair (Novo)

Maria do Carmo Seffair Lins possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas e graduação em Direito pelo Centro Universitário Nilton Lins. É mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Reitora da Fametro e Diretora do Centro Preparatório Jurídico.

Deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza)

Maurício Wilker de Azevedo Barreto nasceu em Manaus, é especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e em Engenharia Financeira pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Possui mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela UFAM e cursa atualmente o doutorado em administração no Ciesa. Iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade). Em 2012, foi reeleito vereador e foi líder do prefeito na Câmara Municipal da época. Em 2014 se candidatou como deputado federal pelo PHS e ficou na condição de suplente. Em 2016 foi reeleito para o 3º Mandato de vereador pelo PHS, quando foi eleito presidente do parlamento municipal. Já em 2018, foi eleito pela primeira vez como deputado estadual

Leia mais: A seis meses para eleições, prefeito de Manaus pode enfrentar duas CPIs
Edição: Hector Muniz
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.