Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas lança projeto ‘Faculdade Parceira’

A iniciativa tem o objetivo de aproximar as faculdades para uma participação mais ativa no programa de estágio da PGE-AM (Reprodução/Divulgação)
Com informações da assessoria

MANAUS – Prestes a comemorar 50 anos de existência, no dia 13 de novembro, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM) segue sempre em busca de avanços e parcerias que possam impactar, de forma positiva, a vida do cidadão. Com esse objetivo, a PGE-AM, por meio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), deu início ao projeto “Faculdade Parceira”, a fim de aproximar as universidades e faculdades públicas e particulares para uma participação mais ativa no programa de estágio do órgão, tanto na área jurídica quanto administrativa.

“A nossa intenção é de interagir com as universidades e faculdades, com a realização de encontros, conforme cronograma definido com os coordenadores do curso de Direito para os quais estamos nos direcionando, neste primeiro momento, a fim de compreender melhor os anseios dos nossos estagiários, as necessidades deles, bem como o aproveitamento das horas de estágio prestadas aqui conosco, para fins acadêmicos”, explicou a procuradora Clara Maria Lindoso e Lima, coordenadora do Cejur.

Encontro

O primeiro encontro para tratar sobre o projeto aconteceu na segunda-feira, 29, com o reitor interino e o coordenador do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Evandro Brandão Barbosa e Ingo Dieter Pietzsch, respectivamente.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o coordenador Ingo Pietzsch parabenizou a PGE-AM pela iniciativa e disse que esse novo momento é bastante oportuno, no ano em que a Ulbra completa 50 anos de existência no Brasil, 30 anos em Manaus e 20 anos do curso de Direito.

“Esse trabalho vai resultar numa efetividade muito grande dos estagiários que serão recebidos aqui na PGE, e o impacto disso é a possibilidade de enxergar, como coordenador do curso de Direito, que o foco que nós precisamos ter é a preparação do aluno para a vida. Isso tem sido o nosso objetivo e, consequentemente, oferecer estagiários engajados e dispostos a aproveitar todas as oportunidades que a PGE tem a oferecer”, disse o coordenador.

Competências do Cejur

A procuradora Clara Lima destacou a importância do Cejur, que, segundo ela, é responsável pelo gerenciamento e organização do programa de estágio da PGE-AM.

“Nós realizamos a seleção e organizamos os termos de contratos dos estagiários, assim como tratamos de todos os assuntos concernentes ao estágio, além de sermos responsáveis também pela edição da revista jurídica do órgão e pelos planos de capacitação dos procuradores do Estado”, explicou a coordenadora do Cejur.

Ela destacou ainda que o estágio jurídico da PGE-AM foi o primeiro a ser remunerado em uma instituição pública, desde o ano de 2004. “É um programa muito exitoso, inclusive, nós temos muito orgulho do nosso estágio jurídico. Muitos acadêmicos que fizeram estágio conosco, hoje, são profissionais destacados no mercado jurídico”, concluiu.

A agenda de reuniões entre Cejur e as coordenações dos cursos de Direito das faculdades públicas e privadas de Manaus vai continuar ao longo dos próximos dias.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.