Projeto digital reúne produções artísticas de quadrinistas da Região Norte

Arte da artista roraimense Hipácia Caroline, uma das quadrinistas nortista que encontrou guarida no 'Norte em Quadrinhos' (Reprodução/Divulgação)

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um canal para reunir a produção de quadrinhos do norte brasileiro, essa é a ideia do projeto “Norte em Quadrinhos”, criado em maio de 2020, pela manauara Sâmela Hidalgo. A proposta é fomentar, divulgar e trocar experiências entre os artistas e o público consumidor de uma expressão artística que tem lugar cativo na galeria da pop art.

Além de reunir os atores da cena nortista, o “Norte” permite algo extremamente necessário: o contato entre artistas do Brasil. “Acho que todo o mercado de quadrinhos brasileiro é feito por meio de contatos. É muito difícil alguém entrar no mercado sem ter qualquer contato dentro dele. Então, a maior dificuldade é simplesmente ser visto”, declarou Sâmela Hidalgo.

PUBLICIDADE

De acordo com ela, a ferramenta ajuda a aproximar produções, construir pontes com um claro objetivo de eixo. “Pretendo ser esse contato para os quadrinistas do Norte e pretendo fazer esses artistas serem vistos pelos editores, leitores e editoras do sudeste, que é o eixo do mercado”, adiantou a artista.

A ativista e catalisadora Sâmela Hidalgo é a criadora do ‘Norte em Quadrinhos’ , espécie de embaixada para artistas em quadrinhos da região Norte do País (Reprodução/Redes Sociais)

Descentralizar para avançar

Para Samêla Hidalgo, ações como a do “Norte em Quadrinhos” ajudam também a equilibrar diferenças intrarregionais. “Precisamos descentralizar a produção de quadrinhos no País. Precisamos abrir portas e dar oportunidades pra que pessoas fora desse eixo sul-sudeste entrem no mercado”, criticou.

Samêla explica que a atitude é mais que simplesmente carregar signos de solidariedade. A ação tem um caráter altamente identitário. “Sou uma mulher nortista, então meu objetivo é dar voz a essa pluralidade, levando cada vez mais o Norte comigo e a fomentação da cultura pop na região”, ponderou a artista manauara.

Entre os artistas que já participaram das lives do “Norte em Quadrinhos”, estão nomes de peso em suas áreas de atuação como os artistas Ademar Viera (AM), Helô Rodrigues (PA), Tainá Rodrigues (AP), Hipácia Rodrigues (RR), Álvaro Maia (TO), Vitória Morão (RO), Levi Gama (AM) e Juliana Rezzut, também do Amazonas.

Cursos

O projeto também começou a dar cursos gratuitos para a profissionalização dos artistas do norte em parceria com grandes nomes do mercado de quadrinhos nacional e internacional. “O primeiro curso foi o de ‘Colorização de Quadrinhos’, ministrado pelo colorista profissional Alex Guimarães que já trabalhou pra Marvel, DC e outras editoras do mercado americano”, informou Hidalgo.

O “Norte” também atua como assessoria para os que procuram apoio. “O Norte também atua como assessoria de imprensa, enviando releases de lançamentos pra todos os sites especializados em quadrinhos e cultura pop. Quem quiser saber mais ou visitar a página, basta acessar o Instagram do evento.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.