Renovação de frota: forças de segurança do AM recebem novas viaturas para combate ao crime

Iniciativa faz parte do Amazonas Mais Seguro. Ao todo, 61 viaturas foram entregues (Gabriel Abreu/Cenarium)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador Wilson Lima (União Brasil) entregou 61 novas viaturas, nesta quinta-feira, 7, para as forças de segurança pública estadual atuarem no combate ao crime organizado no Amazonas. A ação foi realizada em evento promovido na Ponte Jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro), no bairro Compensa, na zona Oeste de Manaus, e faz parte do programa “Amazonas mais Seguro”. Os veículos vão atender as necessidades operacionais da Polícia Militar (PM-AM) e Polícia Civil (PC-AM).

“Eu determinei que esses veículos estejam imediatamente em circulação na cidade de Manaus para combater a criminalidade e dar tranquilidade a nossa população. A gente tem feito entregas de armamento, de outros equipamentos, reformas em quartéis, a construção do novo prédio da Rocam que está sendo construído no Distrito Industrial. Tudo isso para que o policial possa ter o seu material de trabalho de qualidade e possa combater a criminalidade com equipamento, com armamento superior o que é usado pelo crime na cidade de Manaus e também no interior do Estado Amazonas”, afirmou Lima.

PUBLICIDADE

Foram entregues 35 viaturas caracterizadas, modelo Ford Ranger, para o Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PM. Equipes do 1° Batalhão de Choque, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Companhia de Operações Especiais (COE), entre outras, estão entre as beneficiadas com a renovação da frota.

Para a Polícia Civil, foram entregues 26 viaturas caracterizadas, modelo S10. Os novos veículos foram disponibilizados para reforçar o trabalho dos policiais durante incursões em áreas de difícil acesso.

Os veículos vão atender as necessidades operacionais da Polícia Militar (PM-AM) e Polícia Civil (PC-AM) – (Gabriel Abreu/Cenarium)

Criminalidade

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, os investimentos do governo do Estado nas forças de segurança já proporcionam a queda de índices de criminalidade.

“Nunca tínhamos visto investimentos como esse na segurança pública do Amazonas. Estamos diminuindo o número de homicídios. Em janeiro e fevereiro, as Forças de Segurança realizaram 828 prisões, média de dez prisões por dia. Foram 274 armas apreendidas, em média, quatro armas por dia. Foram 289 veículos recuperados, três a quatro por dia. As apreensões já apresentam 23% de tudo o que foi apreendido em 2021”, destacou o secretário.

Amazonas Mais Seguro

O programa “Amazonas Mais Seguro” foi lançado em 2021, com investimentos de R$ 280 milhões destinados à melhoria na infraestrutura das forças de segurança, aquisição de novas tecnologias para o combate à criminalidade, incremento e modernização do arsenal bélico das polícias Civil e Militar, além de medidas para a valorização e ampliação de recursos humanos.

Uma das novidades do programa foi a implementação do “Cerco Inteligente de Videomonitoramento”, que promoveu a instalação de 500 câmeras em pontos estratégicos de Manaus com alta capacidade de captura de imagens em movimento.

A tecnologia é composta de um sistema de processamento de dados que permite, em tempo real, a análise e pesquisa de informações de interesse policial, como o controle de veículos roubados ou furtados e até mesmo a circulação de veículos suspeitos de participação em crimes.

Outras entregas

Em janeiro deste ano, o governador Wilson Lima entregou também 65 viaturas caracterizadas e 30 motocicletas para PM-AM, que reforçaram o policiamento na capital e no interior do Estado. Em março, o Governo do Amazonas realizou ainda a entrega de mais 14 viaturas para a Força Tática, unidade especializada da Polícia Militar.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.