Rio Branco em Roraima chega a 2 metros e atinge menor nível do ano

Estiagem no rio Branco em Roraima (William Roth/Secom-RR)
Bruna Cássia Alves – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – Dados da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) mostram que o rio Branco em Roraima alcançou a marca de dois metros e, com isso, atingiu o menor nível do ano.

Desse modo, o Estado começou a enfrentar crise hídrica com a seca que deixou enormes bancos de areia visíveis, informou a Caer. “A crise hídrica no Estado já reduziu a produção de água potável nos 94 poços em 20%”, acrescentou a Companhia.

A Caer ainda destacou que o rio Branco é a principal fonte de abastecimento de água de Boa Vista. Ademais, os dados ainda apontam que, em um intervalo de cinco dias, o nível do rio baixou 20 centímetros.

PUBLICIDADE

“No dia 10, o rio estava com 0,22m; no dia 11 (0,18m); dia 12 (0,11m); dia 13 (0,05m); e hoje o nível chegou a 0,02m”, detalhou.

Seca histórica do rio Branco em 2016

Rio Branco abastece a capital de Roraima (Fernando Oliveira/Secom-RR)

De acordo com a Caer, a última seca mais severa registrada em Roraima aconteceu no ano de 2016. Na época, o nível do rio Branco chegou a -0,57 negativo.

Por conta disso, a Companhia garantiu que já está tomando as medidas necessárias para que o abastecimento de água não seja ainda mais afetado, caso o nível do rio baixe mais neste ano.

Leia mais: Seca no Amazonas impactou indústria e implicou R$ 1,4 bilhão de custos extras às empresas
Editado por Jefferson Ramos
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.