Seca dos rios deve ser mais severa e pode afetar até 30 municípios, afirma Governo do AM

Governo do Amazonas anuncia Operação Estiagem 2023 (Reprodução/Ramon Damasceno)
Ívina Garcia e Ana Pastana – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), apresentou nesta terça-feira, 12, o plano de ação da Operação Estiagem 2023. A projeção é que a seca deste ano seja a mais severa e prolongada, afetando de forma moderada a grave pelo menos 30 dos 62 municípios do Amazonas, devido à influência do fenômeno climático El Niño.

Além disso, Wilson Lima assinou o decreto de Situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões Sul do Amazonas e da Região Metropolitana de Manaus, com validade de 90 dias, e anunciou investimentos de mais de R$ 100 milhões em ações para enfrentar a estiagem.

Governo do Amazonas anuncia Operação Estiagem 2023 (Alan Gessler/Revista Cenarium)

Segundo o governador, as ações estão sendo preparadas desde dezembro de 2022, com base em um levantamento de dados iniciado pelo governo a partir de 2019, que identificou os locais exatos que precisam de ajuda do governo estadual.

PUBLICIDADE

Até o momento, quatro municípios já se encontram em situação de emergência por conta da seca dos rios: Benjamin Constant e São Paulo de Olivença (na calha do Alto Solimões) e Envira e Itamarati (na calha do Juruá). Outras 15 cidades estão em situação de alerta e mais 13 estão em estado de atenção.

Entre as medidas anunciadas estão apoio às famílias afetadas em áreas como saúde e abastecimento de água, bem como na distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, renegociação de dívidas dos municípios e fomento para produtores rurais.

Leia também: Em Manaus, vazante impacta economia e turismo no Lago do Aleixo
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.