Seca impede chegada de insumos e faz hospital de Roraima suspender cirurgias eletivas

O Hospital Geral de Roraima (HGR) é o maior do Estado (Secom/RR)
Winicyus Gonçalves – Da Revista Cenarium Amazônia

BOA VISTA (RR) – O Hospital Geral de Roraima (HGR), maior do Estado, suspendeu cirurgias eletivas da unidade por falta de material cirúrgico. A informação consta em ofício assinado pela diretora técnica no último dia 27 de outubro. A medida começou a valer na segunda-feira, 30. À REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou que a crise hídrica nos rios da Amazônia está comprometendo o transporte de insumos hospitalares.

Conforme um ofício gerado no hospital, apenas os procedimentos oncológicos seguem normalmente. Um trecho do documento cita que as cirurgias eletivas devem ficar suspensas até que a entrega do material cirúrgico seja normalizado.

A medida acontece diante da seca do Rio Branco, o principal de Roraima. O rio tem perdido volume de água de maneira acentuada e está com o nível abaixo da média. A estiagem tem sido agravada pelo fenômeno El Niño, quando ocorre o aquecimento anormal do Pacífico Equatorial, que faz os principais rios da Amazônia, como Solimões, Negro e Amazonas, enfrentarem uma seca histórica.

PUBLICIDADE
Rio Branco, em Boa Vista, Roraima, enfrenta seca histórica (Alex Barroso/Reprodução)

A Sesau afirmou ainda à CENARIUM que a “redução do quantitativo de cirurgias eletivas externas foi necessária, como medida de segurança, aos pacientes que não estão internados no HGR”. Ainda de acordo com a pasta, no momento, estão mantidas as cirurgias eletivas de pacientes que estão internados na unidade. Também estão mantidos os procedimentos emergenciais oncológicos e cardíacos.

Questionados sobre quais insumos estão com baixo estoque e quais medidas foram adotadas com relação aos pacientes que estavam com cirurgias agendadas, a Sesau não respondeu.

No dia 1° de outubro, o Governo do Estado suspendeu as cirurgias realizadas no turno da noite no Hospital Geral de Roraima. No documento, a direção da unidade justificou que faltavam profissionais anestesistas para suprir a demanda de todos os turnos cirúrgicos. Por isso, precisava distribuir as equipes de saúde da unidade.

Período seco

Para tentar conter os efeitos da seca, o Governo de Roraima anunciou uma série de medidas contra os efeitos da estiagem no Estado. A operação “Verão Seguro”, prevê a perfuração de poços artesianos para enfrentar uma possível crise no abastecimento de água e a contratação de 240 brigadistas para atuarem no combate aos incêndios florestais, além de campanhas para evitar o desperdício de água e a criação de gabinete integrado para concentrar decisões.

Nesta terça-feira, 31, o nível do Rio Branco estava em 111 centímetros, bem abaixo da média histórica para o período, que é de 214 centímetros. O último Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental, elaborado com os dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), do Ministério de Minas e Energia (MME), também apontou que o Rio Branco, em Boa Vista, está com vazão anormal, mesmo em época de estiagem.

Leia mais: Hospital Geral de Roraima apresenta infiltração de sangue e desabamento de teto; MP recomenda manutenção imediata
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.