Sindicato dos Jornalistas do AM encaminha apoio à PEC do Diploma para Assembleia Legislativa

Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) encaminhou a Moção em Apoio à Proposta de Emenda Constitucional nº 206/12, a PEC do Diploma, que restabelece o retorno a exigência do diploma com formação em instituição de ensino superior para o exercício da profissão de jornalista no País.

“É importante que a Assembleia Legislativa no Estado do Amazonas (Aleam) e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) possam apoiar a iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os 31 Sindicatos no país para aprovação da PEC. Os jornalistas amazonenses e manauaras esperam contar com a manifestação das Casas Legislativas e, com isso, fortalecer a mobilização de profissionais, estudantes, professores e entidades na obtenção dos votos necessários para votação em plenário”, afirma o presidente do SJP/AM, Wilson Reis.

Os apoios à causa dos jornalistas brasileiros estão surgindo em todo o País. No Amazonas, a bancada formada por oito parlamentares que representam o Estado, cinco já declararam os votos de apoio. “Nosso objetivo é conseguir sensibilizar os três últimos deputados – Silas Câmara, Capitão Alberto e Fausto Júnior – a se manifestarem favoráveis nessa luta em defesa do jornalismo e dos jornalistas”.

PUBLICIDADE
Leia também: 18º Pré-Fórum da Fenaj debate ‘PEC do Diploma’ e reconstrução dos direitos dos jornalistas
PEC do diploma

A PEC do Diploma altera o artigo 220 da Carta Magna, dispondo sobre a exigência do diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A matéria encontra-se pronta para votação pelo plenário da Casa Legislativa, desde o ano de 2015.

Desde 2015, a matéria foi objeto de conversas com três ex-presidentes da Casa (Henrique Eduardo Alves, Eduardo Cunha e Rodrigo Maia) e de requerimentos com pedidos de votação por dezenas de parlamentares. O texto foi intensamente debatido por três anos no Senado e seis anos na Câmara, em comissões especiais, antes de chegar onde se encontra hoje, ou seja, pronto para votação em plenário.

A atual campanha pela aprovação da chamada PEC do Diploma iniciou em março deste ano, após uma plenária sindical com 16 dos 31 Sindicatos filiados estabelecer a reorganização dessa luta como uma das prioridades da Federação. Ainda no mês de março, as entidades começaram a divulgar novas peças em suas redes sociais, chamando atenção da sociedade para a necessidade de volta do diploma em Jornalismo como critério único, impessoal e transparente de acesso à profissão.

A campanha pela aprovação da PEC do Diploma conta com apoio Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

(*) Com informações da assessoria e da Fenaj

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.