Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
20 de junho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em um vídeo divulgado nas redes sociais neste domingo, 6, criminosos ameaçam o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, após colocar fogo em uma agência bancária, localizada no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. O vandalismo aconteceu como resposta à morte do traficante conhecido como “Dadinho”, durante um confronto com as forças policiais do Estado.

“Bonates vai tomar no **, seu arr** do caralh*”, diz um dos responsáveis pelo incêndio na agência bancária. As palavras de baixo calão visam desafiar e intimidar o responsável pela segurança pública do Estado, sob tutela de Bonates.

Na madrugada de sábado, 5, para este domingo, diversos atos de vandalismo tomaram conta da capital amazonense. Cerca de 17 veículos, incluindo sete ônibus do transporte coletivo e um trator do distrito de obras da Compensa sofreram danos pela ação criminosa, além da agência bancária localizada no mesmo bairro. Outras duas viaturas e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram alvos dos traficantes de uma facção criminosa de Manaus.

Ato de vandalismo na agência bancária do Bradesco (Reprodução/Internet)

Protesto

Em coletiva de imprensa, o coronel afirmou que as informações do departamento de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) apontam que a ordem para os atos de vandalismo partiram de dentro de um presídio. Bonates informou ainda que o nome dos envolvidos está sendo apurado e que, se identificados, serão encaminhados a um presídio federal.

Louismar destacou ainda que, apesar da depredação ter tomado conta de Manaus, ninguém ficou ferido. “Estamos trabalhando para dar garantia ao cidadão do seu direito de ir e vir e acabar com isso que está acontecendo na cidade, a polícia será extremamente rigorosa contra essas pessoas que estão fazendo isso em Manaus”, destacou.

Gabinete de Crise

A cúpula da segurança pública do Amazonas se reúne neste domingo, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida André Araújo, zona Centro-Sul da capital, após a intensa madrugada de ataques a 17 veículos em Manaus. O intuito do encontro é coibir ações violentas de facções criminosas, apontadas como as responsáveis pelos incêndios.

Em nota divulgada pela assessoria da SSP-AM, a cúpula da segurança estadual continua reunida traçando estratégias para evitar que novas ações como esta venham a acontecer. Bonates pede para que a população colabore com a identificação dessas pessoas envolvidas. “A população pode anotar a placa do carro ou da moto e informar para o número 181 ou 190, que você estará ajudando o trabalho da polícia”, ressaltou.