Trakto Design leva inovação, tecnologia e criatividade para escolas públicas de Alagoas

Mais de 3 mil professores e quase 55 mil alunos lotados em 146 escolas do município serão contemplados com um método de ensino mais moderno (Divulgação/Assessoria)
Da Revista Cenarium*

ALAGOAS – Educar com inovação e criatividade. Esse tem sido o desafio de milhares de professores nas salas de aula, de todo o mundo, uma vez que é impossível disputar a atenção de crianças e alunos com a internet. Há muito se discute a modernização do ato de lecionar e de como a atuação do professor pode e deve ser transformadora. Diante disso, por que não trazer a inovação para as escolas e fazer da tecnologia uma grande aliada no dia a dia de mestres e estudantes?

Foi pensando na transformação do ensino, no País, por meio do design, que a empresa alagoana Trakto desenvolveu uma nova forma de apresentar e compartilhar os assuntos pedagógicos: a plataforma Trakto Educação, um conjunto de soluções criativas desenhado, exclusivamente, para professores e alunos, com propostas adaptadas à realidade de cada escola.

A primeira capital brasileira a implementar a Trakto Educação é Maceió. Mais de 3 mil professores e quase 55 mil alunos lotados em 146 escolas do município serão contemplados com um método de ensino mais moderno. A plataforma colabora também para a melhoria dos indicadores de aprendizado a longo prazo, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

PUBLICIDADE

“Por meio da Trakto Educação, queremos promover as competências digitais dos professores e chegar a várias cidades brasileiras para modernizar o ensino e fomentar a formação continuada. Como empreendedor, acredito no poder do design e da educação para o futuro dos nossos jovens e professores, que também precisam ser estimulados. Com a Trakto Educação, queremos estimular a criatividade e o interesse dos alunos, pelos estudos por meio da tecnologia, facilitando o aprendizado”, afirma Paulo Tenório, CEO da Trakto Design e idealizador do projeto.

(Divulgação/Assessoria)

Em Penedo, no interior de Alagoas, a Trakto Educação já está impactando cerca de 700 professores e 7 mil alunos em 29 instituições. No caso das escolas públicas, uma vez analisado o melhor molde para cada instituição – se com software e/ou hardware, o convênio é firmado com base nas metas de amplificação de excelência educacional, que serão analisadas conforme a métrica do Ideb.

Para integrar os professores e gestores da rede municipal de educação da capital alagoana, será realizada uma aula inaugural no evento “Educar é Massa: Jornada Pedagógica 2023”, que será promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió, de 20 a 24 deste mês, e também contará com oficinas e palestras exclusivas para os convocados pela secretaria.

Além de Penedo e Maceió, estão acontecendo as tratativas para implementação da Trakto Educação nos municípios alagoanos de Pilar, São Miguel dos Campos e Arapiraca. “Nada mais natural do que iniciar a implementação da Trakto Educação em Alagoas, já que somos uma empresa 100% brasileira e, essencialmente, alagoana. Queremos estender o modelo para todo o Brasil e, quiçá, para o mundo, já que a tecnologia e o design não têm fronteiras”, finaliza Paulo Tenório.

Sobre a Trakto Design

A Trakto Design é a primeira plataforma de design com suporte humanizado da América Latina voltada para negócios. Com quase 1 milhão de usuários, a startup oferece aos empreendedores digitais apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, entre outros serviços. Numa rodada de negócios que participou, em 2021, a Trakto captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1.

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.