Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
30 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Com Informações do Portal Alma Preta

BAHIA – A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, por meio do projeto Reconexão Periferias, desenvolvido em parceria com a Fundação Perseu Abramo e a Fundação Friedrich Ebert, lançou no dia 15, a publicação “Um Olhar Preciso”. O livro é uma compilação de artigos de colaboradores e da equipe da Iniciativa Negra que visam discutir racismo, política de drogas no Brasil e suas problemáticas e segurança pública.

A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas atua desde 2015 na construção de uma agenda de justiça racial e econômica, propondo reformas e debatendo a atual política de combate às drogas, e é a primeira ONG negra do País a assumir o compromisso de identificar e apresentar soluções pacíficas diante da política de drogas.  

A partir desta perspectiva de discutir e desenvolver uma visão crítica sobre a política de combate às drogas no País, surgiu a proposta de integrantes da organização e colaboradores, por meio do projeto Reconexões Periferias, focassem parte de seus esforços para a produção de conhecimento, através de um curso de formação política para a equipe da Iniciativa Negra, que teve participação e colaboração de organizações parceiras. Neste contexto de formação política e troca de experiências surge o livro “Um Olhar Preciso”, que é composto por oito textos – um poema da artista, produtora cultural e artesã-empreendedora baiana Amanda Rosa e sete artigos.

Os artigos de “Um Olhar Preciso” apresentam as várias nuances que compõem o cotidiano negro a partir da territorialização da política de drogas. Um dos destaques é o artigo “Iniciativa Negra Por Uma Nova Política Sobre Drogas: um olhar preciso”, escrito pelos gestores da organização, Ana Carolina Santos, coordenadora de gestão da organização e advogada, Nathália Oliveira, cofundadora e coordenadora executiva, e Dudu Ribeiro, cofundador e coordenador da Iniciativa. O texto é uma apresentação da instituição, de seu histórico e sua missão, bem como sua perspectiva sobre a política de drogas, que tem como questão central o racismo. A publicação poderá ser acessada diretamente no site da Iniciativa Negra.