‘É de baixa transmissibilidade’, diz secretário de Saúde após confirmação do primeiro caso de Monkeypox no AM

Secretaria de Saúde do Amazonas confirma primeiro caso de Monkeypox (Ívina Garcia/CENARIUM)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com incidência maior em homens, primeiro caso de Monkeypox ou varíola dos macacos foi confirmado no Amazonas, na quarta-feira, 27. Com esse acontecimento, a soma de casos na Região Norte chega a dois registros. O outro paciente identificado com a doença mora no Estado do Acre; a região ainda tem um caso suspeito em Roraima.

Até o momento, o Estado do Amazonas não criou protocolos de prevenção, como os vistos durante a pandemia do coronavírus, isso porque, segundo o secretário de Saúde, Anoar Samad, a chance de contágio é baixa.

“Comparado com a Covid-19, a varíola dos macacos é de uma baixa transmissibilidade. Precisa de um contato íntimo, de um contato frequente. É o que mostram os dados”, afirma o secretário em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, 28, na sede da Secretaria de Saúde.

PUBLICIDADE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou a recomendação, na quarta-feira, pedindo redução de parceiros, a gays e bissexuais, como prevenção à varíola dos macacos, isso porque os casos têm afetado mais esse público.

Leia mais: Amazonas confirma primeiro caso de varíola dos macacos; paciente veio de Portugal

“A maioria dos casos, 99%, são em homens, e em 98% desses casos, são de homens que tiveram relação sexual com outros homens, então, a OMS já emitiu a recomendação de que homens diminuam o número de parceiros e tenham mais cuidados durante as relações sexuais”, diz Anoar.

A notificação foi recebida pela FVS-RCP no dia 21 de julho, um dia após o paciente chegar em Manaus (Ívina Garcia/CENARIUM)

De acordo com o secretário, a notificação foi recebida pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) no dia 21 de julho, um dia após o paciente chegar em Manaus e ir até uma unidade de saúde.

A amostra do paciente ainda será enviada para uma segunda análise no Lacen da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed), em Minas Gerais, e a FVS-RCP aguarda resultado do exame desta segunda amostra. O paciente encontra-se estável e está se recuperando em domicílio e em isolamento. A investigação domiciliar acerca do caso segue pelo CIEVS Manaus, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.