Vazamento de gás está entre as suspeitas de explosão em clube de tiro que matou quatro pessoas no AM

A explosão deixou quatro pessoas mortas e uma gravemente ferida (Reprodução/Internet)
Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um vazamento de gás pode ter sido a causa da explosão em um clube de tiro, localizado no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, segundo uma fonte ouvida pela REVISTA CENARIUM, que preferiu não ter a identidade revelada. O acidente ocorreu na manhã deste domingo, 15, e deixou quatro pessoas mortas e uma gravemente ferida.

Entre os mortos está o casal de proprietários do clube, Nadier Pinheiro de Araújo e Úrsula Rodrigues Macedo de Araújo. Além dos funcionários identificados, apenas, como Dangelo e Francisco. O sobrevivente Maikson Alves Cristovan, de 30 anos, foi socorrido e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, com 90% do corpo queimado, onde passa por cirurgia.

Associado do clube de tiros e engenheiro eletrotécnico, a fonte ouvida pela CENARIUM aponta como causa cogitada, um possível problema com as tubulações de gás. “Eu sei que, inicialmente, cogitou-se problemas no gerador. Penso que ‘chutar’ no gerador foi forçar um pouco. A primeira investigação que eu faria seria nos dutos de gás”, salienta o engenheiro.

PUBLICIDADE

O profissional descarta, ainda, a possibilidade de a explosão ter sido causada pelas recargas de munição. “Aparentemente, lá não tem paiol, então, recarga de munição está descartado”, finaliza.

O clube de tiro fica localizado no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus (Reprodução/Internet)

De acordo com dados da líder no mercado de detecção de vazamentos não visíveis e determinação do traçado de tubulação para sistemas de água e esgoto, Leak inspection dentre as causas principais dos vazamentos em tubulações estão a falha na estrutura das tubulações, que originam de problemas mecânicos, físicos ou químicos.

Com o vazamento de gás há o risco de se formar “um bolsão de gás” -local onde o produto vazou por muito tempo e qualquer fonte de calor ou pequena faísca é capaz de ocasionar uma explosão.

Leia mais: No Amazonas, explosão em clube de tiro deixa, pelo menos, quatro pessoas mortas na manhã deste domingo

Perícia em andamento

Conforme a Defesa Civil do Estado do Amazonas, as informações oficiais sobre o ocorrido serão divulgadas somente por meio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Em nota, a Secom afirmou que as autoridades já estão apurando as causas do acidente, assim como a perícia que foi acionada para investigar o caso.

O secretário de Segurança Pública, Carlos Alberto Mansur, também esteve no estabelecimento acompanhando os trabalhos dos agentes de segurança e as informações preliminares de agentes que estavam no local, fora de que a explosão teria acontecido em um gerador de energia da área externa do clube. Até a publicação desta matéria os bombeiros continuavam no local do acidente fazendo o rescaldo.

Leia mais: Donos de Clube de Tiro morrem em explosão no Amazonas; Defesa Civil divulga nomes das vítimas
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.